A professora Marli Cahulla, secretária Estadual de Educação, recebeu numerosa comitiva em seu gabinete, na manhã desta terça-feira (9). O grupo formado por representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Gerência de Educação (GE), Núcleo de Educação Escolar Indígena (Neei), Ministério Público Federal (MPF), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Opiron (Organização dos Professores Indígenas de Rondônia), Neiro (Núcleo de Educação Indígena de Rondônia), CNPI (Comissão de Políticas dos Povos Indígenas) e lideranças indígenas veio tratar de assuntos relacionados à minuta do Projeto de Lei que trata de concurso público especifico para contratação de professores, técnicos administrativos e pedagógicos indígenas.
“Esta reunião se reveste da maior importância, pois dá a todos a oportunidade de opinar sobre o nascimento de uma lei que norteará a contratação dos futuros profissionais indígenas da educação. Do pluralismo de ideias surgirá o texto ideal”, disse a secretária Marli Cahulla.
Aos participantes foi apresentada minuta do projeto. Após democráticas discussões, chegou-se a um consenso e foram executadas alterações em seu texto. “A redação final será entregue à Seduc no dia 15 de março, durante a abertura do Projeto Açaí-II no Centro de Treinamento da Emater (Centrer) de Ouro Preto. O próximo passo será o envio por parte da Seduc ao Palácio do Governo, que por sua vez providenciará remessa à Assembléia Legislativa de Rondônia para apreciação”, disse Elizeu Cordeiro Machado, coordenador do Neei.