Procurador-Geral de Justiça participa do IV Encontro do Comitê Nacional Gestor de Tabelas

Procurador-Geral de Justiça participa do IV Encontro do Comitê Nacional Gestor de Tabelas

Procurador-Geral de Justiça participa do IV Encontro do Comitê Nacional Gestor de Tabelas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Começou nesta quinta-feira ( 4/3) e vai até esta sexta-feira (5/2), na Procuradoria Geral da República, o IV Encontro do Comitê Nacional Gestor de Tabelas. O objetivo do evento é discutir a proposta de criação de uma tabela processual única para os Ministérios Públicos da União e dos estados, que vai uniformizar e padronizar os processos nas instituições. Participam das discussões membros do Ministério Público Federal (MPF), do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG).
 
O procurador-geral de Justiça de Rondônia, Ivanildo de Oliveira, é o presidente do Comitê Nacional de Gestor de Tabelas. Ele explicou aos presentes que os encontros anteriores da comissão ocorreram em Rondônia, no Distrito Federal e em São Paulo. Oliveira salientou que o trabalho surgiu em função da necessidade de o Ministério Público ter uma linguagem única, respeitadas as especificidades de cada um dos ramos.

O procurador-geral de Justiça mencionou que o MP não tem tabela única nem tabela de dados para mostrar à sociedade o que a instituição produz. “Se conseguirmos elaborar a tabela única do MP, teremos a condensação de dados e, em consequência, a integração do MP. Essa tabela é a porta de entrada para o reconhecimento nacional do MP brasileiro. E queremos ir além: integrar o MP com o Judiciário e com a polícia”.

Oliveira disse, também, que a implantação da tabela única vai acarretar a redução de custos para os MPs. O promotor ressaltou a dedicação de cada um dos integrantes da comissão e complementou que ela tem recebido, a cada dia, novas adesões.

Marco

De acordo com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que esteve na abertura do evento, o trabalho desenvolvido pelo Comitê Nacional Gestor de Tabelas é um marco decisivo para uma efetiva integração do Ministério Público brasileira, criação de uma linguagem única e consolidação dos números do trabalho realizado pela instituição. “A proposta de implantação de uma tabela única será levada ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para que seja adotado como a tabela do MP brasileiro”.

Gurgel citou na reunião o Sistema Único, desenvolvido pelo MPF e que está em fase de implantação. Ele destacou que o sistema vai permitir que se saiba o que o MPF está fazendo nacionalmente.

O procurador-geral afirmou, ainda, que a adoção da tabela única vai proporcionar, também, a integração entre o Ministério Público e o Poder Judiciário. “Tenho destacado, com o corregedor-geral de Justiça, Gilson Dipp, e com o ministro Gilmar Mendes, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a necessidade de integração dos diversos atores, não apenas do MP e do Judiciário, que são fundamentais, no sistema de Justiça, para que possamos ter uma integração bastante completa”. Gurgel concluiu que o o MP e o Poder Judiciário têm que manter interlocução permanente.
 

Representaram o MPF na abertura do evento os procuradores da República Carlos Fernando Mazzoco (Espírito Santo); Roberto Antonio Dassiê (São Paulo) e Ana Paula Ribeiro (Rio de Janeiro). Eles fazem parte da Comissão Gestora do Sistema Único, cujo coordenador é o procurador da República no Pará Ubiratan Cazetta. Completam a comissão os procuradores regionais da República Luiza Cristina Frischeisen (PRR-3) e Alexandre Espinosa (PRR-4). A corregedora-geral do MPF, Ela Wiecko, também vai participar do evento.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS