Energia gerada em RO não ficará no Estado; ANEEL autoriza projeto básico de linhão em corrente contínua

Energia gerada em RO não ficará no Estado; ANEEL autoriza projeto básico de linhão em corrente contínua

Energia gerada em RO não ficará no Estado; ANEEL autoriza projeto básico de linhão em corrente contínua

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Não surtiu efeito para Rondônia a mobilização em defesa pela construção do sistema de corrente alternada de energia. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou a realização de estudos geológicos e topográficos para a elaboração do projeto básico da Linha de Transmissão Coletora de Porto Velho (RO) a Araraquara (SP), em corrente contínua, com 2.375 quilômetros de extensão. Isso significa que a energia gerada pelas usinas do Rio Madeira não ficará no Estado.
 
De acordo com a Superintendência de Concessões e Autorizações de Transmissão e Distribuição, a realização dos levantamentos de campo junto às propriedades particulares situadas na rota da linha de transmissão será executado pela empresa Norte Brasil Transmissora de Energia S.A. O despacho foi assinado nesta quarta-feira (3), em Brasília.
 
Os estudos topográficos serão realizados nos seguintes municípios: Ariquemes, Alto Paraíso, Alvorada, Cabixi, Castanheiras, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado, Corumbiara, Governador Jorge Teixeira, Itapuã, Jaru, Monte Negro, Nova Brasilândia, Ouro Preto, Parecis, Porto Velho, Presidente Médici, Primavera, Rolim de Moura, São Felipe, Teixeirópolis e Urupá.
 
Movimento fracassou
 
O movimento pela corrente alternada foi encabeçado ano passado pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (SENGE), Conselho Regional de Engenharia e Arquitetos (CREA), Associação em Defesa dos Consumidores Proprietários e Usuários de Veículos Automotor (Adecon).
 
Segundo engenheiros, a construção do linhão por meio de corrente alternada prevê investimento da tecnologia brasileira, o que geraria emprego no Brasil. Já por meio do sistema de corrente contínua, a tecnologia é estrangeira, inclusive a mão-de-obra para implantação e manutenção do sistema.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS