Pioneiro na implantação do escritório corporativo para assegurar maior segurança aos jurisdicionados que procuram a Justiça do Trabalho, o Estado de Rondônia deverá ganhar mais cinco unidades. As Comarcas contempladas serão Rolim de Moura, Cacoal, Ouro Preto, Machadinho e Buritis, dependendo apenas de convênios que serão celebrados nos próximos dias entre a seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil e o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.
Os detalhes para a implantação dessas novas unidades estão sendo acertados entre o TRT e a OAB que deverá anunciar nos próximos dias a data em que serão assinados os convênios. Em reunião com a desembargadora Cesarineide de Souza Lima, presidente do TRT, na última quarta-feira, o presidente da Ordem, Hélio Vieira, propôs uma visita conjunta das duas instituições para a instalação do escritório corporativo em mais cinco Comarcas. Atualmente, além de Porto Velho, o escritório corporativo já funciona em Ariquemes, Jaru, Pimenta Bueno, Vilhena e Ji-Paraná.
O escritório corporativo – concebido a partir de entendimentos entre a OAB, ainda na gestão Orestes Muniz, e o TRT, na gestão da desembargadora Elana Leiva de Farias – foi implantado a partir da constatação de que o trabalhador que procura a Justiça do Trabalho sem o advogado deixa de reivindicar alguns direitos por falta de conhecimento técnico. Para evitar esse desequilíbrio processual, já que a outra parte representada pelo patrão normalmente comparece à Justiça assessorada por um advogado, a ordem propôs a instalação do escritório e o fim da tomada de reclamação a termo.
“Entendo que com o escritório corporativo sai ganhando o jurisdicionado, o advogado e a Justiça, que exara decisões mais céleres e com maior equilíbrio e segurança jurídica”, assegura o presidente da OAB.
A partir da experiência inicial, com um escritório funcionando nas instalações da Associação Rondoniense dos Advogados Trabalhistas (Aronat), a OAB, já na primeira gestão do presidente Hélio Vieira, ampliou o número de escritório, levando-o para o Shopping Cidadão e, num segundo momento para o interior do estado.
Da reunião com a presidente do TRT, ficou previamente agendada uma visita das presidências da OAB, TRT e Tribunal de Justiça, no próximo dia 12, às instalações do escritório corporativo do Shopping Cidadão.