Aluna da Unir ganha bolsa para mestrado no Japão

Estudante é a primeira de Rondônia a ganhar uma bolsa nesta modalidade

Aluna da Unir ganha bolsa para mestrado no Japão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A aluna do curso de Química da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Maria Odaise Silva dos Santos, ganhou uma bolsa do Governo Japonês para fazer o mestrado em Química Orgânica na Osaka University. O resultado foi divulgado pelo Consulado Geral do Japão em Manaus no início de fevereiro. A acadêmica, que se formou em Química na Unir em 2008, estudará no Instituto de Pesquisas Científicas e Industriais do Japão, sob orientação do professor Shinobu Takizawa. Maria Odaise poderá ficar no Japão pelo período de 1 a 2 anos, que pode se estender por até 6 anos. A estudante é a primeira de Rondônia a ganhar uma bolsa nesta modalidade do Governo Japonês.Maria Odaise conta que recebeu a notícia com entusiasmo. “Estou muito feliz com a oportunidade de fazer um mestrado no Japão. É um sonho que estou realizando”, afirma. A acadêmica, natural de Caxias, município do interior do Maranhão, mora em Rondônia desde 1986, e sempre estudou em escola pública.

Na Unir, ao ingressar no curso de Química em 2004, a acadêmica envolveu-se com atividades de pesquisa, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pibic/CNPq). A professora Mariângela Soares de Azevedo, do Departamento de Química da Unir, que acompanhou Odaise durante quase todos os períodos do curso, destaca a dedicação e esforço da acadêmica. “Pude observar que ela era sempre muito dedicada em tudo o que fazia, principalmente quando se tratavam de desafios, como é a área de pesquisa”, afirma. O professor Wanderlei Rodrigues Bastos, também do Departamento de Química da Unir, afirma que vê com muita alegria o fato de Odaise fazer um mestrado no Japão. “É uma excelente oportunidade para ela complementar seus estudos em outro país”, avalia.

Mariângela recorda-se com carinho de quando Maria Odaise foi procurá-la para fazer uma carta de recomendação, um dos documentos necessários para a inscrição no programa de bolsas do Governo Japonês. “Conheço o potencial de Odaise. Ela chegou à universidade com problemas conceituais em Química e superou tudo com muito estudo. Isso fez uma grande diferença. Ela nunca disse ‘Eu não posso!’, mas encarou o desafio e venceu. Fico muito feliz por essa conquista”, comemora Mariângela.
Para o futuro, a estudante Maria Odaise explica que pretende, após concluir o mestrado, prosseguir seus estudos em um curso de doutorado e seguir carreira acadêmica. Indagada se pretende voltar para Rondônia, ela afirma que sim. “Quero contribuir com o desenvolvimento de nossa região”, conclui.

Bolsas de estudo no Japão – O Governo Japonês, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, oferece bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas nas modalidades de graduação e de pós-graduação (mestrado ou doutorado).

Para 2010, o Consulado Geral do Japão em Manaus, que recebe anualmente as inscrições para bolsas dos candidatos residentes em Rondônia, deve divulgar as normas da seleção a partir de abril. Vale ressaltar que as provas são aplicadas em Porto Velho, por meio de um convênio entre a Unir e a Associação Porto Velho Nikkey Club. Mais informações podem ser obtidas no site do Consulado no endereço http://www.manaus.br.emb-japan.go.jp/indexpt.html

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS