Na manhã desta sexta-feira, 26, o secretário Estadual de Justiça, Gilvan Ferro, falou para 351 alunos da nova turma Escola de Formação de Agentes penitenciários que estão iniciando a academia e devem estar formados daqui a 45 dias, aptos para trabalharem no sistema prisional de Rondônia.
O secretário foi enfático ao afirmar que “desde 2004 tenho lutado pelo porte de armas tão sonhado pela categoria que trabalha em um ambiente de periculosidade e tem a necessidade do documento para que possa portar legalmente a arma como um instrumento de trabalho” afirmou.
Gilvan ferro também informou que a carteira de agente está sendo confeccionada pela Casa da Moeda e, em breve será a identidade do agente penitenciário, já com o porte de arma. Além disso, o secretário disse que esta é provavelmente a última turma capacitada com 45 dias de academia. “Estamos trabalhando para que, a partir da próxima turma, o curso de formação e capacitação de agente penitenciário e sócio-educador seja de quatro meses” enfatizou Gilvan.
Após a aula inaugural os alunos tiveram uma palestra proferida pelo Juiz da Vara de Execuções Penais Dr. Sérgio Willians.
Estiveram presentes também na solenidade, o deputado federal Lindomar Garçon, o deputado estadual Euclides Maciel e o secretário-adjunto da SEJUS, João Bosco Costa.