Sistema FIERO lança 1ª edição do Prêmio Miguel de Souza de Integração Sul Americana, nesta sexta-feira
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia realiza nesta sexta-feira (26) a partir das 09h00 no Salão de Convenções do Sistema FIERO, a solenidade de lançamento da 1ª edição do Prêmio Miguel de Souza de Integração Sul Americana. O evento contará com a presença do presidente do Sistema FIERO, Denis Baú, do homenageado que dá nome ao prêmio, diretores, superintendentes, políticos, empresários e profissionais da imprensa. Na ocasião, a FIERO oferecerá um café da manhã para os convidados.
O presidente da FIERO, Denis Baú ressalta que a saída para o Pacífico vislumbra novos mercados para o Brasil viabilizando a integração com os demais países latino-americanos. “Neste contexto” afirma Baú, “Rondônia, naturalmente, é o centro geográfico e estratégico para esta integração. Neste prisma, a Federação das Indústrias do Estado de Rondônia institui o Prêmio Miguel de Souza de Integração Sul Americana, tendo como foco o desenvolvimento industrial, crescimento econômico e a consolidação dos novos mercados”.
Baú diz ainda que “desta forma, ao mesmo tempo em que premiamos projetos relevantes para tão importante integração, homenageamos Miguel de Souza, que dá nome ao prêmio, e que tem participado ativamente deste projeto de integração do estado de Rondônia com os países andinos há mais de 18 anos”.
Segundo o coordenador do Prêmio, Elmir Marques o objetivo é reconhecer e agraciar pessoas e idéias que possam contribuir com a Integração Regional Sul Americana e estimular a interação entre os setores empresariais, acadêmicos e sociais. O Prêmio conta com uma única categoria, o de projetos na modalidade Abrindo fronteiras – Fechando Negócios, e visa identificar, analisar, selecionar e divulgar projetos de interesse empresarial e oportunidades de investimento a potenciais financiadores, públicos ou privados. Os projetos propostos deverão demonstrar os benefícios pretendidos ao desenvolvimento econômico que resultarão à economia estadual, ao conhecimento científico e tecnológico e às estruturas produtivas e de negócios do Estado de Rondônia em função do Corredor de Exportação e Saída para o Pacífico.
Elmir exemplifica dizendo que “as propostas devem ser elaboradas no sentido de propiciar o aumento perceptível e verificável no PIB regional, na balança comercial, na arrecadação de impostos, na geração de emprego e renda, na qualidade e produtividade de produtos, na inovação tecnológica, implantação ou ampliação dos serviços de importação e exportação, buscando sempre atingir aos objetivos deste prêmio”.
As propostas poderão ser apresentadas por pessoas de todas as idades, ocupações, de qualquer parte do Brasil e do exterior, desde que vinculada a uma instituição ou empresa nacional, e que tenha como foco a indústria, comércio ou negócios, com implantação no estado de Rondônia. O período das inscrições vai até 30 de abril de 2010 e poderão ser efetuadas no endereço eletrônico www.fiero.org.br. O julgamento dos projetos será realizado em 17 de maio de 2010 na Casa da Indústria. Cerimônia de premiação, a outorga será conferida aos vencedores, em cerimônia a ser realizada em Porto Velho/RO, em 28 de maio de 2010.
Aliado ao crescimento econômico e desenvolvimento industrial as propostas deverão compor uma visão geral da problemática e das soluções propostas pelo projeto, indicando se há efetivo desenvolvimento sustentável e os benefícios a serem gerados. O valor da premiação será de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Prêmio pecuniário para o autor do Projeto classificado em primeiro lugar. No caso de serem selecionados três projetos, o primeiro colocado receberá este valor e troféu de reconhecimento da FIERO; o segundo e terceiro colocados receberão troféu de reconhecimento da FIERO.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!