O governador Ivo Cassol concedeu na tarde desta segunda-feira (22), durante cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, a Medalha Mérito Marechal Rondon a cinco generais do Exército Brasileiro. A condecoração representa a maior honraria que o Governo do Estado concede àqueles que se destacaram por serviços prestados em benefício de Rondônia.
Após a apresentação de um vídeo contando a vida de Rondon, o presidente do Conselho Mérito Marechal Rondon e secretário chefe da Casa Civil, Odacir Soares, saudou os presentes destacando o trabalho do Exército em Rondônia, como a primeira força a chegar no antigo território para ocupar militarmente onde hoje se constitui o estado de Rondônia.
Em seguida o governador Ivo Cassol e a primeira dama, Ivone Cassol entregaram a Medalha Mérito Marechal Rondon, as seguintes autoridades: ao Comandante Geral do Exército Brasileiro, general Enzo Martins Peri, ao Comandante Militar da Amazônia, general Luis Carlos Gomes Mattos, ao Sub-Comandante do Comando de Operações Terrestres, general Carlos Bolívar Goellner, ao chefe de gabinete do Comando geral do Exército, general Joaquim Silva e Luna e ao Comandante da 1º Região Militar, general Jorge Armando de Almeida Ribeiro.
As primeiras palavras do Comandante Geral do Exército, Enzo Martins Peri, foram de agradecimento ao governador Ivo Cassol por conceder aos oficiais do exército. Enzo Peri também falou das missões que realizou na Amazônia no decorrer de sua carreira, todas repletas de desafios, ressaltando o trabalho de Marechal Rondon, “bandeirante do século 20 que serve de exemplo a todos os brasileiros”.
O governador Ivo Cassol, ao fazer uso da palavra, ressaltou sua alegria em receber o Comandante Geral do Exército e também ministro da Defesa em exercício, general Enzo Martins Peri e demais convidados, e destacou o importante trabalho realizado por esta instituição nos quatro cantos do país, em especial na Amazônia e em Rondônia. Cassol também falou sobre as potencialidades do estado, dizendo que o Brasil um dia será uma grande potência mundial, exportador de tecnologias e produtos industrializados e não só de matéria prima como é hoje, além de um grande produtor de energia.
O governador também agradeceu ao Comandante do Exército pela doação do terreno onde esta sendo construído o teatro e, em nome do vice-governador João Cahulla, também presente à solenidade, convidou o general Enzo Peri para a cerimônia de inauguração, convite que foi prontamente aceito.
A cerimônia foi prestigiada pelo presidente do Tribunal de Contas José Gomes de Mello, autoridades militares e representantes de instituições estaduais e federais, além de um grande número de convidados.