“A prática da educação continuada no Ensino Estadual de Rondônia tem apresentado os melhores efeitos em sala de aula. Pude constatar isto visitando as 406 escolas da Rede Estadual de Ensino, conhecendo os pormenores da educação. Os progressos são evidentes, e isto também se deve aos recursos humanos, já que as pessoas certas estão nos lugares certos, produzindo bons resultados” – disse o professor Pascoal de Aguiar, secretário adjunto da Educação Estadual, representando a secretária titular Marli Cahulla, na abertura do II Seminário Estadual de Iniciação Científica na Educação Básica.
O evento que acontece no auditório da Faculdade de Tecnologia (Fatec) foi aberto as 9h00 desta segunda-feira (22), seguindo até a quarta-feira (24). A realização está a cargo da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência de Educação (GE) e Programa de Desenvolvimento do Ensino Médio (Pdem). O objetivo é a formação continuada de professores da Rede Estadual de Ensino, capacitando 300 educadores dos 52 municípios de Rondônia. Busca-se a melhoria da práxis pedagógica e otimização dos resultados em sala de aula, além de subsídio na elaboração dos referenciais curriculares do ensino médio.
Sônia Casimiro, gerente de Educação, destacou o papel do professor na conscientização e incentivo para que o aluno busque um curso superior, deixando de se contentar apenas com o Ensino Médio. “Professores bem capacitados cumprirão melhor esta tarefa” – analisou a professora Sônia, acrescentando ainda que “o seminário pretende proporcionar uma formação científica de qualidade na educação básica, nas áreas de linguagens, ciências da natureza, matemática, ciências humanas e respectivas tecnologias”. Por sua vez, Aparecida Meireles, subgerente do Ensino Médio/Seduc falou da importância do evento, afirmando que “os trabalhos serão conduzidos por renomados educadores, levando aos professores rondonienses conhecimentos que serão de grande utilidade no cotidiano das salas de aula”.
Nas oficinas do evento serão discutidos assuntos de grande importância. Assim, os professores terão seus conhecimentos enriquecidos com temas como A importância da Iniciação Científica na Educação Básica: experiência e realidade brasileira; A proposta de pesquisa interdisciplinar e os desafios contemporâneos para a Iniciação Científica; A produção científica por meio da interdisciplinaridade das três áreas do conhecimento; A pesquisa na sala de aula e a elaboração de projeto de pesquisa por meio do currículo por competência, culminando na quarta-feira (24) com socialização dos trabalhos elaborados nas oficinas. A abertura do seminário foi prestigiada por Ivani Aparecida de Oliveira, coordenadora do Projeto de Iniciação Científica e pelos ministrantes Anselmo Colares e Dorisvalder Dias Nunes.