A economia solidária será discutida especialmente neste ano durante a Campanha da Fraternidade Ecumênica cujo tema é ‘Economia e Vida’. A secretaria municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur) apresentou durante a abertura da campanha, na quarta-feira, os trabalhos de economia solidária que são desenvolvidos com alguns grupos de Porto Velho.
O secretário José Carlos Gadelha falou sobre a importância da adoção da economia solidária entre grupos como os catadores de recicláveis. A Semdestur orienta dois deles – Vila Princesa e Unidos Pela Vida, na organização da produção e comercialização.
Os catadores do primeiro grupo trabalham na Vila Princesa e o outro, cuja sede está no bairro Mariana, faz a catação de materiais recicláveis pelas ruas de Porto Velho.
Além dos catadores, recebem orientação e apoio grupos de artesãos e agricultores do Projeto Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (Reca), em Nova Califórnia. De acordo com Soraia Rachid, diretora do Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária da Semdestur, durante a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010 serão divulgados os princípios da economia solidária, como cooperação e autogestão e a necessidade da adoção do consumo justo, ético e solidário.