BOLETIM CORONAVÍRUS - CLIQUE AQUI E FIQUE ATUALIZADO

DNIT debate sobre traçado da Ferrovia Centro Oeste que irá passar em Rondônia

DNIT debate sobre traçado da Ferrovia Centro Oeste que irá passar em Rondônia

Da Redação

15 de Fevereiro de 2010 às 10:49

Foto: Divulgação

Departamento Nacional de Infra-estrutura-, Luiz Antônio Pagot, prefeitos, parlamentares, presidentes de associações empresariais e do agronegócio estarão em Lucas do Rio Verde, dia 15 de março, para apresentação do projeto do traçado da Ferrovia Centro-Oeste, passando pela região Norte de Mato Grosso. O traçado é de Uruçu (GO) e Cocalinho e Água Boa (MT), Lucas do Rio Verde, Campo Novo do Parecis "chegando" a Vilhena (RO), onde encontrará o ramal da Ferronorte, entre Cuiabá e Porto Velho (RO). O objetivo é escoar a safra agrícola da região Médio Norte e Norte do Estado. O governo não informou quando planeja iniciar a obra.
 
A responsável pelo projeto é a VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa vinculada ao Ministério dos Transportes e detentora da concessão da Ferrovia Norte-Sul. A ferrovia busca reduzir o custo do frete para longas distâncias na região, assim como incentivar o desenvolvimento do cerrado brasileiro e será parte integrante do sistema ferroviário brasileiro, conectando-se ao norte com a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e ao sul com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA).
 
De acordo com a assessoria, esta Ferrovia é a maior de todas as concessões ferroviárias brasileiras e será responsável por conectar aos maiores portos brasileiros como Santos, Vitória e Rio de Janeiro, assim como as regiões industriais de São Paulo e Minas Gerais correspondentes a aproximadamente 80% da população brasileira e 56% do PIB nacional.
 
A implantação da Ferrovia a partir de Goiás tem também um significado muito importante para a viabilização econômica do empreendimento e, especialmente, para o aumento de sua atratividade, uma vez que o volume mais importante de seu carregamento, nas regiões Norte e Centro-Oeste, seguramente, será fornecido pelo Estado de Goiás - grande produtor de grãos e minérios.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS