PIERROT - Enquanto população sofre com epidemia de Dengue, prefeito e convidados brincam carnaval nesta sexta-feira

A festa é apenas para convidados de Roberto Sobrinho. Para participar, o povão tem que tentar conseguir um ingresso com a organização na Fundação Iaripuna. Festa é realizada com recurso público... Fantasia de mosquito da dengue deve causar alvoroço no ba

PIERROT - Enquanto população sofre com epidemia de Dengue, prefeito e convidados brincam carnaval nesta sexta-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Hoje , 29, no Clube Kabanas, acontece a 5ª versão do Baile Municipal da administração Roberto Sobrinho. Para participar, é necessário conseguir convite junto à coordenação, na sede da Fundação Iaripuna. O evento abre oficialmente o carnaval de Porto Velho e dá poderes à sua Majestade , o Rei Momo 1º e Único, para reinar sobre a cidade durante os dias de carnaval.
 
Antigamente, o carnaval acontecia apenas entre o sábado “Gordo” e a quarta- feira de cinzas. Na realidade, o período oficial do carnaval é de domingo a terça- feira. “São três dias de folia e brincadeira, você pra lá, eu pra cá, até quarta- feira”.
 
Sábado Gordo é o sábado que chamamos de sábado de carnaval. Em nossa cidade, é o dia do desfile da Banda do Vai Quem Quer.
 
Geralmente, o Rei Momo desembarcava de uma Litorina vinda da Vila de Santo Antônio, na estação da Estrada de Ferro Madeira- Mamoré e lá já estavam esperando o Rei da Folia, os blocos dos clubes Ypiranga, Danúbio Azul Bailante Clube, Guaporé, Imperial, Bancrevea, União Operária e bloco da Dona Jóia. Além das escolas de samba Deixa Falar e Triângulo Não Morreu.
 
Ao desembarcar da Litorina, o Rei Momo recebia das mãos do prefeito de Porto Velho a Chave da Cidade. Após essa solenidade, o cortejo subia a Sete de Setembro, onde geralmente, era montado um palanque onde ficavam o Rei Momo e as autoridades municipais.
 
Esse palanque era montado na Praça Rondon, ou então no cruzamento da Sete com a José de Alencar.
 
Depois os desfiles passaram para a Presidente Dutra e o palanque era montado na rua José do Patrocínio entre o prédio do hoje restaurante do Sesc e o prédio da Associação Comercial de Guaporé/Rondônia. À noite acontecia o Baile Municipal, que geralmente era realizado no Clube Ypiranga, onde só entrava quem fosse convidado pelo prefeito da cidade.
 
O colunista Sérgio Valente, por muitos anos, coordenou o Baile Municipal.
O Baile Municipal coordenado pelo Sérgio Valente não era para convidado e sim para quem comprasse a mesa, às vezes o comprador da mesa recebia como brinde uma garrafa de Uísque para consumir durante a festa que passou a acontecer no Clube dos Oficiais do 5º BEC.
 
A única semelhança entre o Baile Municipal coordenado pela Comissão da Prefeitura e o coordenado pelo Sérgio era o traje que tinha que ser fantasia ou passeio completo (paletó e gravata) e, claro, a música.
 
Depois que o Sérgio Valente partiu dessa para outra melhor, como diz o ditado, ninguém mais se atreveu a realizar o baile.
 
Até que em 2006 o prefeito Roberto Sobrinho autorizou o Ariel Argobe, então Secretário de Cultura, a resgatar a tradição do Baile Municipal.
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS