Quatro helicópteros da Força Aérea Brasileira estão em Porto Velho para resgatar brasileiros isolados no Peru

Quatro helicópteros da Força Aérea Brasileira estão em Porto Velho para resgatar brasileiros isolados no Peru

Quatro helicópteros da Força Aérea Brasileira estão em Porto Velho para resgatar brasileiros isolados no Peru

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Enquanto o governo peruano prepara a maior operação do dia para resgatar os cerca de 2 mil turistas que estão isolados na região de Machu Picchu devido às chuvas que assolam o local desde o final de semana, o Itamaraty elabora um plano de auxílio ao país vizinho com foco nos brasileiros que enfrentam situações precárias no sítio arqueológico.
 
De acordo com Hélio Franchini, primeiro-secretário na embaixada do Brasil em Lima, quatro helicópteros da Força Aérea Brasileira estão em Porto Velho, em Rondônia, aguardando possíveis instruções do país para decolarem e participarem do resgate das pessoas que estão no local das enchentes. O foco seria os brasileiros.
 
“Nossa função no momento é verificar o que pode ser feito para ajudar. Helicópteros brasileiros ajudarão quando houver necessidade”, explica Franchini.
 
“Não é uma operação simples, pois eles (os helicópteros) terão de subir a cordilheira. Tudo depende do tempo, das condições climáticas. Estamos em contato permanente com o governo peruano e eles estão fazendo um grande esforço”, completa.
 
O diplomata acredita que os números divulgados pelo Itamaraty sobre os brasileiros que estão isolados em Machu Picchu são maiores que a relação inicial de 120 pessoas.
 
“Quase 180 pessoas contataram o Itamaraty. Acreditamos que este número (de 120 pessoas) seja maior, em torno de 160”, afirma.
 
Nesta terça-feira, em contato com a redação de Zero Hora, gaúchos revelaram a apreensão por notícias de familiares e amigos que enfrentam as enchentes e a força das águas dos rios que transbordam na região.
 
Ao menos 53 turistas gaúchos estariam isolados entre os cerca de 120 brasileiros que estão no Peru, um grupo de 50 pessoas que saiu do Estado no dia 15 de janeiro e três estudantes de Medicina da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS