Painel Político – (Detetização em secretaria municipal pode ter sido fachada) – Alan Alex

Detetização em secretaria municipal pode ter sido fachada

Painel Político – (Detetização em secretaria municipal pode ter sido fachada)  – Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Coincidência

Na semana passada a Secretaria Municipal de Projetos Especiais – SEMPRE – comandada por Israel Xavier fechou as portas supostamente para uma “detetização” contra a dengue. Ocorre que, por uma incrível coincidência, dessas que a gente só vê no Brasil, ontem (25), uma equipe de técnicos do Tribunal de Contas da União esteve na secretaria. Eles procuravam uma série de processos que supostamente estariam sob suspeita. A SEMPRE é responsável pelas obras do PAC em Porto Velho, cujos recursos são da União, daí a fiscalização do TCU.

A grande pergunta...

É a seguinte. É muito suspeito uma secretaria fechar suas portas às vésperas de uma fiscalização. Quem poderia ter informado dessa auditoria? Será que foi apenas uma detetização ou uma “faxina geral” nos arquivos e processos? As autoridades competentes precisam avaliar essa situação. Vale lembrar que a SEMPRE e o secretário Israel Xavier são alvos de uma investigação do Ministério Público Federal devido a suspeitas de fraude na licitação das obras da Avenida Vieira Caúla, obras estas que nunca foram concluídas.

As extraordinárias

A Assembléia Legislativa se reúne hoje (26) e amanhã (27) para votar 10 projetos do Executivo, sendo que três deles é a criação de cargos comissionados na Procuradoria Geral do Estado, na Secretaria de Estado de Segurança e Cidadania e na Secretaria de Estado da Administração. Os demais pedidos são aberturas de crédito suplementar  e duas alterações, a primeira no anexo IV da Lei Complementar nº 529 de novembro de 2009, que trata da gratificação de servidores do DER, e a segunda a revogação dos dispositivos da Lei 2204 de dezembro de 2009.

Na sessão

Também marcando presença diversos moradores da região da Ponta do Abunã, cujo plebiscito para decidir sobre a emancipação da região acontecerá no dia 28 de fevereiro. Só que a sessão prevista para iniciar às 15 horas, só começou às 17h30min. Não tinha quórum.

Do leitor

Leitor da coluna enviou o seguinte desabafo: “Sou um guajara mirense, que mora em Porto Velho, fui passar as festa de final de ano na minha cidade Guajará-Mirim, infelizmente o povo de Guajara Mirim, elegeu com o apoio e muitas promessas de ajuda do Governador Ivo Cassol e do Deputado Estadual Miguel Sena, o pior e mais incompetente Prefeito que Guajara já teve o Atalibio Pegorini, e que hoje  o Governador e o Deputado que se diz de Guajará-Mirim, fogem do Prefeito incompetente como o diabo foge da Cruz, não querem ver ele nem pintado de ouro, que tristeza para nossa Perola do Mamoré, pois a População está muito revoltada com a Administração do Prefeito, ruas cheias de buracos, saúde um caos, salários atrasados...etc..acorda Guajará-Mirim, vou fazer um apelo a Camara Municipal, vamos cassar esse Prefeito, com tristeza escrevo essas linhas sobre minha cidade”. Tá dado o recado.

Falando em Guajará

Os tucanos montaram o ninho por lá no fim de semana passado, onde realizaram uma campanha de filiações. Na comitiva, Hamilton Casara, João do Vale e Expedito Júnior. Eles estiveram ainda em Nova Mamoré com o mesmo objetivo. Em Guajará, os tucanos se reuniram com seringueiros que pediram apoio do PSDB para o reconhecimento da profissão. Eles também concederam entrevistas nas rádios locais.

Seleção unificada

O acesso ao sistema de seleção unificada do Enem começa na sexta-feira, estima o Ministério da Educação. Por meio dele, os candidatos poderão disputar uma vaga em universidades federais que usarão o Enem no lugar do vestibular próprio. A página do sistema já está na internet (sisu.mec.gov.br), mas ainda não está pronta. Segundo o MEC, liberar o acesso dos estudantes ao sistema depende de o Inep (órgão responsável pelo exame) entregar as notas do Enem até quinta (28).

Ainda o Enem

E o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais)anunciou hoje que nesta quinta-feira (28) os resultados serãoliberados. As provas foram realizados nos dias 5 e 6 de dezembro por cerca de 4 milhões de estudantes. Aqui em Rondônia, as notas obtidas pelos estudantes serão usadas para preencher 10 por cento das vagas da Unir (Universidade Federal de Rondônia) como fase única.

Contatos

Para mandar sugestões, criticar, reclamar basta entrar em contato pelo e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701.

No Twitter

Você encontra o Painel Político também. www.twitter.com/painelpolitico - siga-nos. Lá você sabe quem são os convidados do programa e novidades da coluna. Lá pelo Twitter você encontra ainda Mariana Carvalho ( www.twitter.com/marianaPSDB), Rondoniaovivo (twitter.com/rondoniaovivo) e o jornalista Montezuma Cruz (www.twitter.com/MontezumaCruz).

Prorrogação

O Ministério da Justiça autorizou a permanência da Força Nacional de Segurança Pública nos estados do Pará, de Rondônia e de Mato Grosso, por mais 90 dias prorrogáveis, a partir de sexta-feira (22).  A Força Nacional está na área desde 2008 para reforçar o efetivo do Departamento de Polícia Federal nas ações de combate ao desmatamento ilegal em áreas de preservação ambiental. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. A presença da força nesses estados tem também o sentido de preservar a integridade física dos envolvidos. Para tanto, o uso de armas letais para legítima defesa dos policiais e de terceiros não está descartado. Nos estados do Pará e de Mato Grosso estão alguns dos 43 municípios que mais desmataram a Amazônia. Juntos, eles foram responsáveis por 55% do desmatamento da Amazônia Legal em 2008, num total de 11,9 mil quilômetros quadrados.

Nas bancas

Jornal Folha de Rondônia. O maior jornal de Rondônia e que tem a maior circulação também é parceiro do programa  e da coluna Painel Político.

Bloco na rua

O ex-prefeito de Porto Velho Carlinhos Camurça,pré-candidato a deputado estadual, vem realizando uma verdadeira maratona no circuito pré-carnavalesco de Porto Velho. Conhecido por ter promovido durante anos o chamado “carnaval na praça”, Camurça está animado. E ainda vem participando de uma série de reuniões nos bairros, ouvindo a reclamação dos moradores em relação a atual administração municipal.

Ressuscitando

Quem está de olho em uma cadeira na Assembléia Legislativa é Ronilton Capixaba, ex-deputado estadual que estrelou uma das fitas de Ivo Cassol. Para quem não lembra do caso, vale a pena uma visita neste link (http://www.youtube.com/watch?v=3C5gBbBkpkg&feature=PlayList&p=822FB0658728A6AD&index=0&playnext=1) – aqui você vai encontrar uma lista de vídeos sobre o escândalo que abalou as estruturas do Estado. Pense bem antes de votar em qualquer um dos envolvidos na pilantragem.

Lembrando

Que alguns dos acusados conseguiram retornar, como Kaká Mendonça e Maurão de Carvalho.

Meio ambiente

Os consórcios que constróem as usinas de Jirau e Santo Antônio gostam jogar dinheiro fora com impressos caríssimos que são distribuídos na cidade e quem não têm utilidade nenhuma. Eles deveriam pegar o dinheiro gasto com esses impressos e investir em coisas mais úteis, como cursos para os moradores de áreas de risco.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS