Coordenadora de Direitos Humanos traz benefícios para Rondônia

Coordenadora de Direitos Humanos traz benefícios para Rondônia

Coordenadora de Direitos Humanos traz benefícios para Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Sejus (Secretaria de Estado de Justiça) esteve participando de uma série de reuniões com a Coordenadora Geral da Subsecretaria Nacional dos direitos da criança e do adolescente, Lucia Helena Rodrigues, enviada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.
Na pauta a construção de uma matriz para a implantação de medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com lei.
Primeiro foi realizado um encontro na Unir com a participação de diversos atores, onde foi tratada a questão do envolvimento da universidade na criação de um curso de capacitação contínua para socioeducadores, bem como o fomento da produção acadêmica relacionada ao tema dos conflitos educacionais e sociais oriundos da problemática das infrações causadas por adolescentes.
Em seguida foi realizada uma reunião envolvendo A Juíza Ana Valéria de Queiroz Santiago, da Vara da infância e Juventude de Ji-paraná, o poder executivo local, representado pelo vice-prefeito José Otonio Lima Silva e o secretário de planejamento de Ji-paraná, Rui Vieira de Souza, a Sejus, representada pelo secretário adjunto João Bosco Costa e a Coordenadoria De Atendimento Ao Adolescente Em Conflito Com A Lei Itaci Alves Ferreira Silva, e a Coordenadora Geral da Subsecretaria Nacional dos direitos da criança e do adolescente, Lucia Elena Rodrigues
Na reunião foi decidido que será construída uma unidade para aplicação de medidas socioeducativas em meio fechado na cidade de Ji-paraná, com recursos federais e estaduais, que servirá como pólo para o trabalho integrado de aplicação das medidas socioeducativas na região. A novidade é que concomitantemente com a construção da obra, haverá a capacitação da equipe de socioeducadores que vai trabalhar no local, bem como a delineação do projeto pedagógico a ser aplicado. Condição fundamental para a liberação da verba de construção. Sem dúvida um avanço.
A Juíza Ana Valéria se mostrou otimista com o projeto, no entanto ressaltou que “Quando se fala em regionalização, não significa que o município vai ser o único responsável. Ele será o ator principal, mas os outros órgãos serão os coadjuvantes, sendo a integração o fator de êxito. Por isso a importância da participação da Sejus.”
O Secretário João Bosco Costa, representando na ocasião o Secretário Gilvan Ferro,  afirmou que “a Sejus estará sempre participando do processo de implantação das medidas socioeducativas em Rondônia, não fugindo de suas responsabilidades,uma vez que o governador Ivo Cassol tem demonstrado vontade política para cumprir seu papel no sentido de sanar a carência do setor e trabalhar afinado com a vara de infância e adolescência e os demais órgãos envolvidos. Estamos nos empenhando ao máximo, pois entendemos que a questão é prioritária. No entanto, temos a visão que a melhoria do sistema depende de mais políticas públicas, como educação, saúde, lazer, esporte, pois só assim conseguiremos afastara a juventude das drogas e da criminalidade, dando oportunidades para a materialização de uma sociedade mais justa e fraterna”, pontuou o secretário.
Houve ainda uma reunião com a Corregedoria do Tribunal de Justiça do Estado, onde além das informações apresentadas ao corregedor desembargador Paulo Kiyochi Mori, ficou acertado que haverá uma série de reuniões envolvendo a Sejus e o poder judiciário para delineação das ações a serem tomadas em conjunto pelos dois poderes.
O Secretário Bosco está otimista, mas consciente de que há uma longa estrada a ser percorrida, “No entanto, o Governador e a Sejus estão dispostos ao trabalho e não há demedir esforços para que este projeto tenha êxito. O foco principal para tal é a coordenação das ações entre os poderes envolvidos para que funcionem afinados, “concluiu o Secretário adjunto João Bosco.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS