Tucanos preparam nominata para deputado federal. O leitor reclama
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Fechando nominata
Os tucanos estão aproveitando o período de calmaria política para fechar a nominata de deputado federal para disputar as eleições deste ano. E o partido tem nomes e aliados nas mais diversas regiões do Estado. E candidatos para todos os gostos. Pelo PSDB deve vir Hamilton Casara, César Cassol, Jean Oliveira, o pecuarista João do Vale, a empresária Elisa da São Lucas, Silvana Davis e José Otonio, atual vice-prefeito de Ji-Paraná.
Aliados
Compartilhando o mesmo ninho viria o PR, com Val Ferreira e Miguel de Souza, o PRB com Edésio Marteli, o PSC com Pastor Jacier Dias, atual vice-prefeito de Vilhena, o PSB com Mauro Nazif, o DEM com a empresária Sandra Marques, de Cacoal, além de Assis Canuto e Ted Wilson.
Mas
Os nomes acima apresentados são mera especulação. Alguns já confirmaram, outros ainda estão em fase de namoro. De qualquer forma, os tucanos, que têm um candidato com chances reais de ganhar o governo, o ex-senador Expedito Júnior, vem articulando uma nominata com nomes conhecidos, alguns regionalmente, outros em todo o Estado. Vamos aguardar os próximos movimentos e a finalização das conversas.
Falando em Expedito
O ex-senador esteve reunido com médicos na noite de segunda-feira (11) em Porto Velho acompanhado do também médico e deputado federal Mauro Nazif. A reunião foi informal e serviu para que os profissionais de saúde conhecessem um pouco sobre os projetos que Expedito deixou no Senado referentes a área, como a distribuição de remédios essenciais a população de baixa renda. Com Mauro Nazif, Expedito aproveitou para falar sobre o crescimento do Estado e ainda das perspectivas de futuro, com o período de desenvolvimento pelo qual Rondônia passa hoje.
Reclamação de leitor
Um leitor da coluna enviou um e-mail dizendo o seguinte: “ Somos sabedores que Policía Rodoviária Federal é um órgão importante para as vias concernentes ao trânsito nas estradas do Brasil. Porém, as mesmas ficam desguarnecidas, quando o aparato policial, como viaturas, motocicletas, policiais em grande número, resolvem ficar abordando dentro da cidade, em especial em Porto Velho.Tenho verificado que na Avenida Jorge Teixeira, a presença de policiais rodoviários é constante, disponibilizando a estrutura para as vias urbanas e deixando as estradas federais propriamente ditas, deficientes. Também sabemos que a Avenida em questão é Federal, mas pedimos bom senso do comando da PRF, para que coloquem os homens para trabalharem nos limites, os quais a população necessita, deixando desta forma disponível os equipamentos que são colocados dentro da área urbana de Porto Velho. Alguns dias atrás verifiquei nas confluências das Avenidas Jorge Teixeira e Costa e Silva, 05 viaturas, ou seja, 02 automoveis, 01 camionete e 02 motocicletas em cima da calçada, com os policiais “ batendo papo” e com os tradicionais óculos escuros, com certeza estavam se sentindo os donos do mundo. Portanto, vamos ter vergonha na cara e nos preparar mostrando desta forma os serviços onde eles necessariamente são essenciais. Vamos nos disciplinar e evitar de ficar multando a esmo”. Tá dado o recado, só não divulgo o nome do autor porque ele não disse se era permitido. Caso você queira mandar seu recado, envie para alan.alex@gmail.com – se quiser ter seu nome divulgado, basta autorizar, do contrário, manteremos seu anonimato.
Lembrando
Não vale ofensas pessoais nem ataques a instituições. Nesses casos, nem nos damos ao trabalho de analisar. Se for uma denúncia, tenha em mente que você precisa ter provas, documentais de preferência.
Recesso
A coluna Painel Político fará um breve recesso a partir de hoje. Voltaremos no fim de janeiro, porque ninguém é de ferro. Agradecemos a audiência e a colaboração de todos os nossos leitores, que cresce a cada dia.
Exemplo
A cidade de Rio Branco (AC) vai contratar de 10 a 12 engenheiros cada qual com uma equipe de dez estagiários para desenvolver projetos de melhoria de moradias. Um convênio entre a prefeitura e a Caixa Econômica prevê até a reforma de casa velha. Segundo o vereador Ricardo Araújo (PT), Rio Branco, a capital acreana, tem 207 bairros e cerca de cem mil imóveis informais.
Recursos
O Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social tem em caixa R$ 60 milhões para as prefeituras e a de Rio Branco é uma das primeiras da fila. Rio Branco também criou uma lei municipal, a 5.177/09 que entrou em vigor em novembro do ano passado, que garante ao município assistência técnica pública e gratuita ao projeto e à construção de habitação de interesse social para as famílias de baixa renda. Sua aprovação assegura a aplicabilidade da Lei Federal nº 11.888/08, que entrou em vigor em junho de 2009 e determina a prestação desse serviço em âmbito nacional. Possibilita, assim, a obtenção de verbas previstas no FNHIS (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social) para tanto.
Enquanto isso...
A Câmara Municipal de Porto Velho fica dando Moção de Aplauso e fazendo pedidos de providência. E o prefeito Roberto Sobrinho em Fortaleza, acompanhado do séquito municipal. E a vida segue.
Depois
Reclamam que o Acre é privilegiado, que ninguém liga para Rondônia. A diferença é que lá eles fazem projetos e executam, do início ao fim. Por aqui os projetos já são mal feitos, a execução é péssima e quando a obra termina, o que é muito raro, apresenta uma série de problemas. O grande problema de Porto Velho se chama incompetência administrativa. E ainda querem governar o Estado. Medo.
Falando no PT
Doidos pelo tapetão, a companheirada já começou o jogo sujo. Anda impetrando ações alegando “campanha eleitoral antecipada” contra o ex-senador Expedito Júnior. Mas o que era o Roberto Sobrinho e Eduardo Valverde visitando bairros e obras no primeiro dia do ano? A companheirada não se emenda.
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa, que retorna em fevereiro com entrevistas inéditas.
De férias
O programa Painel Político entrou de férias e só retorna com entrevistas inéditas em fevereiro. Porém, nesse período estaremos reprisando as entrevistas que foram ao ar em 2009. Nossa produção fez uma seleção criteriosa e vocês vão poder ver e outros rever os programas. O horário continua o mesmo, a partir das 12h30min de segunda a sexta com a edição especial de domingo, a partir das 13 horas. As reprises são sempre a partir das 7h30min, logo depois do programa Dr. Cidadão, apresentado pelo médico e deputado estadual Alexandre Brito.
Novidades
E em fevereiro, quando o programa retornar, teremos muitas novidades na telinha. Inclusive uma edição aos sábados. Portanto, fique ligado no Canal 38 – Rede Brasil Rondônia de Televisão. Você se vê lá, com toda certeza.
Nas bancas
Jornal Folha de Rondônia. O maior jornal de Rondônia e que tem a maior circulação também é parceiro do programa e da coluna Painel Político.
Twitter
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!