Atendimentos no Cemetron superam 245 mil em 2009 e setor de isolamento é referência

Atendimentos no Cemetron superam 245 mil em 2009 e setor de isolamento é referência

Atendimentos no Cemetron superam 245 mil em 2009 e setor de isolamento é referência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) fechou o ano de 2009 contabilizando 245.011 atendimentos básicos e de enfermagem ambulatorial e hospitalar, conforme demonstrou a diretora-geral da unidade, Ednéia Lucas Cordeiro, junto ao médico José Carlos Cury, responsável pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da Gerente Médica, Daniela Figueiredo de Souza. No ano de 2008 a unidade hospitalar registrou 226.474 atendimentos, cerca de vinte mil a menos que em 2009.
 
Inaugurado em 1990, o Cemetron é o hospital de referência das unidades básicas municipais e estaduais de Saúde no atendimento a doenças infecciosas e parasitárias, como os casos de malária, hepatites, leishmaniose, dengue, entre outras. De acordo com a diretora Ednéia Cordeiro, a unidade recebeu no ano passado tanto equipamentos para os diversos setores, como teve a implantação de um isolamento com 12 leitos, logo no início da epidemia da gripe H1N1.
 
O isolamento, segundo ela, é referência em toda a região Norte e está preparado para receber pacientes de diversas localidades. Além disso, foram ampliados os leitos da UTI, de quatro para sete, e houve a aquisição de material de alta tecnologia, como é o caso do aparelho de Raio X, respiradores e monitores de UTI, conforme informou o médico José Cury.
 
De acordo com a médica Daniela Figueiredo, o Cemetron contou ainda com a contratação de mais seis médicos especialistas, o que colaborou para que a unidade pudesse dar fluxo normal aos atendimentos, além dos casos de gripe H1N1 e de dengue, que é a maior demanda atual naquela unidade.
 
Enfermaria exclusiva para atender casos de dengue
 
Daniela Figueiredo também informou que foi implantada uma enfermaria com dez leitos, exclusiva para atender os casos de dengue, dos quais foram atendidos 322 casos no ano passado, com 164 casos de Febre Hemorrágica de Dengue e a confirmação de um óbito. Dada à epidemia da doença que o Estado vem enfrentando, a diretora afirma que a unidade está preparada tanto em relação às equipes, quanto em leitos para atender os casos necessários.
 
Ednéia destacou ainda que foi repassado ao Cemetron o Programa de Prevenção e Tratamento à Tuberculose, que registrou 647 casos durante o ano passado. No Programa de Prevenção e Tratamento à Leishmaniose foram registrados 744 casos. Em relação à malária, foram contabilizados 5.381 casos, da Malária Vivax; 46 do tipo Mista e 523 do tipo Falciparum.
 
 
 
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS