Edital para construção da ponte de Abunã pode sair em 30 dias

Edital para construção da ponte de Abunã pode sair em 30 dias

Edital para construção da ponte de Abunã pode sair em 30 dias

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A informação foi passada pelo superintendente substituto para Rondônia e Acre do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), engenheiro Emanuel Leite Borges, durante audiência pública ocorrida na manhã desta sexta-feira (08) no auditório do órgão em Rondônia. A audiência serviu para prestar informações técnicas à sociedade sobre a construção da ponte sobre o rio Madeira na BR 364 que será construída no distrito de Abunã (cerca de 200 km distante de Porto Velho) e vai interligar Rondônia ao Acre.
 
Além de interligar os dois estados, a ponte fará parte do complexo de integração com os outros continentes através da saída para o Pacífico. Esta tem sido uma das principais lutas do nosso atual diretor de Planejamento e Pesquisa, Miguel de Souza, que desde os anos 80 vem lutando por este projeto incansavelmente. Agora, com a presença dele no DNIT estamos executando e tornando realidade esse sonho, lembrou Emanuel Borges ao fazer os agradecimentos às pessoas importantes na concretização do projeto. Borges também ressaltou o empenho das bancadas federais dos dois Estados que foram fundamentais para a alocação de verbas na ordem de R$ 150 milhões para a concretização da obra.
 
Segundo o superintendente, o DNIT já possui a Licença de Instalação emitida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam) e pode dar continuidade ao processo licitatório, que definirá a empresa vencedora para a construção da ponte. No decorrer do processo haverá ainda uma nova audiência pública para apresentar os Estudos de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) que estão sendo executados pela Universidade Federal do Paraná.
 
 
Sobre a ponte
 
De acordo com o coordenador substituto da Diretoria de Planejamento e Pesquisa do DNIT de Brasília presente na audiência, Edmarques Pereira Magalhães, a ponte sobre o rio Madeira, na BR 364, terá 3,84 km de extensão (incluindo os acessos), sendo a ponte com uma extensão de 1,80 km. Ela estará localizada cerca de 500 metros abaixo de onde atualmente é feita a travessia de balsa. As variantes que compõe a mudança do percurso da BR são de 1,88 km do lado do distrito de Abunã e 0,88 metros do outro lado do rio. O custo total estimado é de R$ 150 milhões.
 
O local foi determinado pela equipe técnica em função da extensão do rio que é bem menor que o ponto onde é feita a travessia, uma vez que ali, o rio Abunã desemboca no Madeira e também pela presença de uma ponta de ilha que pertence à Bolívia. ?Se fosse localizada neste ponto, a ponte teria quase o dobro do tamanho apresentado no projeto, ressalta Emanuel Borges.
 
A ponte terá 12 metros de largura, com barreiras New Jersey, um vão sobre o leito do rio de 1,70 km que será construído através de aduelas (vigas e lajes que se juntam) em avanço sucessivo a partir dos dois pilares das extremidades, e os vãos menores construídos em vigas pré-moldadas de concreto. No leito do rio, para respeitar a navegação, a ponte terá um gabarito de 20 metros de altura calculados sobre a máxima da cheia do Madeira naquele ponto.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS