Apagão gera grandes prejuízos ao comércio de RO

Apagão gera grandes prejuízos ao comércio de RO

Apagão gera grandes prejuízos ao comércio de RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O comércio de Rondônia já tenta calcular os prejuízos que a interrupção, de energia pela manhã desta sexta-feira, 8 de janeiro, causou nos seus negócios. Sem energia praticamente toda atividade econômica fica prejudicada não apenas pela parada das máquinas e equipamentos, mas, também porque, hoje em dia, a maior parte das vendas ocorre por meio de transações eletrônicas e até mesmo os controles e a emissão de notas fiscais são feita também por via eletrônica. Para piorar ainda mais a falta de energia afetou grande parte dos semáforos ocasionando acidentes de trânsito. E atingiu ainda as linhas telefônicas com muitas transações deixando de serem feitas por falta de comunicação.
 

Depois de cerca de duas horas sem nenhuma providência ou explicação sobre o que estava ocorrendo, nem conseguir respostas nos telefones da empresa de energia, muitos comerciantes optaram por fechar as portas e esperar que, Durante o período da tarde, a energia seja restabelecida por causa do intenso calor e da falta de segurança. O conselheiro da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia-Fecomércio/RO, Osmar Santana Lima, observou que “Os prejuízos são grandes na medida em que, atualmente, até as notas fiscais são eletrônicas e as transações e os controles também, então, sem energia não há como fazer nada. Até algumas instituições bancárias não estão atendendo”. Para o conselheiro “É inexplicável que se, como é apregoado, não existe problema de produção de energia, os apagões venham se sucedendo em escala cada vez maior sem explicações e com os empresários arcando com custos e os prejuízos crescentes”, logo, a seu ver e no das lideranças comerciais, “É indispensável que se explique o que vem ocorrendo e que sejam tomadas medidas para que os blecautes não voltem a ocorrer”. De fato, por exemplo, a Avenida 7 de Setembro apresentava um aspecto inusitado com as grandes lojas, como a D’ Santini, de portas cerradas em plena às 10:40 hs da manhã. Por telefones celulares se conseguiu saber que o apagão abarca todo o Estado de Rondônia e parte do Acre.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS