MEIO-AMBIENTE - "Plantas recordistas" morrem no Espaço Alternativo e Sema explica ação para solucionar problema - Fotos

Houve uma demanda muito grande de mudas a serem plantadas. Na época, algumas pessoas que participaram do plantio gigante haviam denunciado ao Rondoniaovivo que uma sobra de mudas foram jogadas nas ruínas do extinto espaço Tom Brasil...

MEIO-AMBIENTE -

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia 27 de novembro de 2009 Porto Velho participou de um feito para entrar no livro dos recordes, a Prefeitura conseguiu mobilizar instituições, empresas, funcionários e estudantes a plantar em cinco minutos cinco mil mudas de árvores nativas ou não da região. O feito foi realizado na avenida Lauro Sodré (antiga estrada para o Aeroporto) e na avenida Gov. Jorge Teixeira, no trecho do Espaço Alternativo.
 
Houve uma demanda muito grande de mudas a serem plantadas. Na época, algumas pessoas que participaram do plantio gigante haviam denunciado ao Rondoniaovivo que uma sobra de mudas foram jogadas nas ruínas do extinto espaço Tom Brasil, ao lado de um posto de combustível fechado, próximo do Aeroporto Gov. Jorge Teixeira. Com pouco mais de uma semana algumas mudas plantadas já estava secando e morrendo.
 
A administração municipal não soube explicar as mudas abandonadas.
 
PLANTAS MORRENDO
 
Já há algum tempo muitos moradores da capital que fazem suas caminhadas diárias no Espaço Alternativo, estão indignados com a pretensa ação eco-ambiental da Prefeitura de Porto Velho, através da SEMA (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), pois logo após o plantio das cinco mil mudas muitas delas vieram a morrer a olhos vistos, sem que nenhuma providência fosse tomada para solucionar o problema.
 
"Como pode acontecer este tipo de descaso e Ninguém da administração municipal fazer nada? Estamos vivendo na era do aquecimento global e a gestão municipal não tem consciência disto? Vivemos na Amazônia e se não cuidarmos do que é nosso, outros irão cuidar", desabafou Claudio Cunha, contribuinte e que pratica caminhada no Espaço Alternativo.
 
Para o funcionário da prefeitura que estava no Espaço Alternativo cuidando da limpeza, identificado pela reportagem como Andemilson, o que se deve fazer para que a morte das plantas não seja catastrófica e crescente é fazer urgente o replantio das mudas que estão morrendo com adubo orgânico, pois o extermínio das plantas pode se alastrar ainda mais. No entanto sobre a justificativa plausível para a morte das mudas pouco se sabe. De acordo com Andemilson ainda não existe um trabalho científico para justificar a causa das mortes das mudas naquele terreno.
 
SEMA SE EXPLICA
 
Para o Secretário Adjunto, que quis ser identificado apenas como Telêmaco (foto), que responde atualmente pela SEMA (por tempo determinado), disse que as providências já estão sendo tomadas, pois uma equipe de técnicos ambientais estão monitorando a área e em breve haverá um processo de replantio das mudas que apresentam estado crítico. Porém o adjunto não soube precisar uma data para que as providências sejam tomadas.
 
Telêmaco informou à reportagem que foi providenciada a contratação imediata de seis apenados do sistema prisional de Porto Velho para que estes trabalhem na plantação e manutenção de áreas verdes que SEMA irá implantar na capital.
 

"Estamos fazendo um dos melhores trabalhos em todos os tempos com relação ao meio ambiente da capital. Falta mão-de-obra, mas nem por isso vamos ficar parados. Estamos agindo e vamos agir sempre a favor do meio ambiente da capital", finalizou Telêmaco.

CONFIRA MAIS FOTOS:

ABANDONO DE MUDAS

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS