A Central de Operações do 7° Batalhão de Polícia Militar de Ariquemes recebeu uma chamada nesta madrugada do dia 04, para atender uma ocorrência de Roubo em Residência, onde segundo relatos das vitimas dois elementos armados entraram a residência e sobre fortes ameaças anunciaram o assalto. Após deixarem as vítimas amarradas, fugiram do local numa motocicleta XTZ de cor azul, placa NEA 5884, levando objetos de valores e jóias.
Um amigo das vitimas passava em frente da residência e percebeu uma movimentação estranha no interior da casa, e então resolveu tirar uma foto da placa da motocicleta que encontrava estacionada no pátio, e em seguida comunicou os dados para a Central de Operações do 7° BPM, que de imediato repassou para as viaturas que estavam de plantão. Minutos mais tarde uma patrulha avistou a motocicleta que era conduzida por Ademiro Pereira do Nascimento, 32 anos, que ao notar a presença da viatura tentou fugir, mas foi capturado.
Com Ademiro foi encontrado parte dos objetos roubados. Após ter confessado sua participação no roubo, levou os policiais no endereço onde encontrava seu comparsa, que também ao perceber a presença da viatura saiu correndo em disparada, mas foi perseguido e preso. Este segundo infrator foi identificado como sendo Marcelo da Silva Lopes, 18 anos.
Na residência foi encontrado também, parte dos objetos roubados e detido ainda outros dois menores acusados de fazerem parte do bando nas ações delituosas. As vítimas foram até o Plantão de Polícia e reconheceram os dois primeiros acusados como sendo os autores do roubo.