Moradores de União Bandeirantes, núcleo do Distrito de Jaci-Paraná, localizado a 170 km de Porto Velho, pedem que a administração municipal de Roberto Sobrinho (PT) solucione os problemas de saúde e segurança pública, pois, segundo eles, o policiamento é precário, tanto que o sistema de rádio comunicação- único meio utilizado para contato - está danificado há mais de um mês.
No setor de saúde o distrito conta apenas com um clínico geral na única unidade de saúde para atender toda a demanda do povoado, o que acaba gerando complicações no atendimento deficitário em vista de doenças endêmicas e prestação de socorro para casos de média complexidade.
“Nossas crianças estão sendo infectadas pelo vírus da dengue e precisamos de ajuda e rápido”, disse o morador Jardel Deverlino.
Outro morador, que não quis se identificar para a reportagem, informou que a polícia além da falta de um rádio comunicador não conta com um veículo para atender as ocorrências. “Graças à Deus eles ainda tem munição, se não a bandidagem já tinha dominado ainda mais a região, mas isso é questão de tempo se nenhuma providência for tomada”, desabafou o morador.
Outra grave denúncia que este morador ressaltou para a reportagem é que os bandidos estão começando a intimidar os policiais com atos de provocação, atirando para o alto na frente do quartel da Polícia Militar. “Deixa a entender que aqui é terra sem lei”, disse o morador.
“A coisa está ficando feia, se não tiver administração e logística para o povo, a coisa vai ficar perdida”, disse a moradora Maria do Carmo. De acordo com os moradores uma denúncia foi feita no Ministério Público de Rondônia para que providências sejam tomadas pela prefeitura de Porto Velho.