O Ministério Público de Rondônia, por meio do Promotor de Justiça Elias Chaquian Filho, recomendou que a 4ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar do Estado de Rondônia e a Direção Prisional da Casa de Detenção de Buritis passem a efetuar uma revista minuciosa em todas as celas e adjacências da prisão, durante a semana, de forma aleatória, de preferência nos dias após visitas e antes ou depois dos feriados. A recomendação visa, entre outros pontos, evitar futuras fugas ou danos ao patrimônio público e integridade dos presos, considerando a proximidade dos festejos de fim de ano, bem como demais feriados.
As revistas realizadas pela PM e direção prisional deverão ser feitas de forma mais humana possível, evitando-se danos aos bens dos presos. A direção prisional e seus agentes devem fazer revista em todas as celas e adjacências da Casa da Detenção de Buritis, todos os dias, inclusive e necessariamente nos finais de semana, de forma a coibir eventuais fugas ou aquisição de armas e outros objetos.
A direção prisional deverá disponibilizar guarda externa quando ocorrerem banhos de sol e trabalhos de artesanato, de forma a estarem sempre em vigilância para coibir eventuais fugas ou entrada de produtos ilícitos. Recomenda-se ainda que os envolvidos cientifiquem ao Ministério Público estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Buritis, no final de cada mês, mediante relatório detalhado, todas as providências e medidas efetivadas no sentido de cumprir as orientações descritas na recomendação.