Sistema CNJ é implantado na VEP de Porto Velho/RO

Sistema CNJ é implantado na VEP de Porto Velho/RO

Sistema CNJ é implantado na VEP de Porto Velho/RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Implantação do sistema virtual na Vara de Execuções Penais de Porto Velho faz parte da meta 5 do CNJ.Foi implantado oficialmente ontem (9) o sistema CNJ na Vara de Execuções Penais de Porto Velho, que vai possibilitar a virtualização das guias de execução e dos processos que tramitam na vara. O Corregedor-Geral da Justiça, desembargador Sansão Saldanha, implantou oficialmente o sistema e afirmou que o controle é o principal benefício, além da celeridade na tramitação dos processos. "O sistema digital permite maior controle e segurança no procedimento das penas da população carcerária", afirmou.
 
O preso, ao iniciar o cumprimento da pena, passa a figurar como agente de outro processo, esse o de execução penal. Será através dele que o juiz da Vara de Execuções Penais (VEP) decidirá sobre progressões, pedidos do Ministério Público, da Defensoria ou advogados. Cada uma das partes, a que defende e a que acusa, têm que tomar ciência desse processo. Esse acompanhamento, com a ida do processo de um canto a outro demorava até 15 dias. Agora, com a implantação do sistema digital na VEP da comarca de Porto Velho, tudo isso será feito automaticamente, pela internet.
 
Com o novo sistema, o processo do apenado será digital, e além da ciência das partes, o sistema registrará pedidos, benefícios e até faltas. O cumprimento das penas será acompanhado eletronicamente, e sempre que algum benefício, como a progressão para regimes semi-aberto, aberto ou de liberdade condicional, estiver em tempo de ser dado ao preso, um aviso será enviado a todas as partes que figuram no processo, do juiz aos diretores de presídios, na tentativa de por fim às chamadas ¿penas vencidas¿, tão comuns nos presídios brasileiros.
 
Para o juiz Luiz Marcelo Batista da Silva, atual responsável pela VEP, a implantação do sistema significa, acima de tudo, rapidez, principalmente na concessão de benefícios aos apenados. "Todo investimento reflete indiretamente na ressocialização, objetivo final de todo o processo", comentou o juiz.
 
Todas as nove unidades prisionais de Porto Velho farão parte do sistema. Atualmente, já integrado às varas criminais da capital, a guia de recolhimento do apenado é expedida digitalmente e já gera um processo, também digital, que segue todo o trâmite eletronicamente. "O andamento do processo acontecerá de acordo com o mapeamento do fluxo, dessa forma, o processo 'anda' sozinho, conforme o que foi mapeado", explicou a analista de sistemas Alessandra Lima. Ela e os servidores Pablo Moreira e Bruno Spadeto, da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas Judiciais do TJRO, formaram a equipe responsável pelo desenvolvimento do sistema implantado na VEP da capital.
 
O novo sistema mostrará ao usuário um extrato com todas as informações relativas ao cumprimento da pena: o tempo de prisão, benefícios, progressão de regime, tipificação do crime, o número do processo e a Vara (criminal) de origem, data do fato, do trânsito em julgado, se o preso é reincidente e o crime cometido.
 
Atualmente a vara de execuções penais da comarca de Porto Velho possui 6.470 processos em tramitação. De acordo com o escrivão Antoninho Santana, a expectativa é de que 100% dos processos estejam digitalizados até a próxima etapa do projeto Ressoar, mutirão nos presídios que deve acontecer em meados de 2010.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS