Um verdadeiro campo de batalha se armou nesta terça-feira (08-12) em Buritis. Moradores do município localizado há 330 quilômetros da capital Porto Velho, entraram em conflito com a Força Nacional de Segurança e Polícia Federal. Moradores querem o fim da ação da Força Nacional na Floresta Nacional do Bom Futuro. Na madrugada desta terça-feira, diversos caminhões carregados de madeira foram apreendidos pela Força Nacional, Ibama e Polícia Federal. Os motoristas conseguiram fugir e os veículos foram levados pelos próprios policiais.
A intenção da Força Nacional era transferir os caminhões para o município de Ariquemes e isso gerou uma grande manifestação por parte dos madeireiros e a população, que furaram os pneus dos caminhões, impedindo a viagem. Os madeireiros e a própria população denunciam a ação truculenta durante a operação da Força Nacional. A situação se complicou quando o comércio começou a ser todo fechado e ruas evacuadas por volta das 10 horas da manhã. Manifestantes estão localizados em frente a Delegacia de Polícia do município. Vários disparos foram efetuados. Diversas pessoas estão feridas, dentre eles, um policial da Força Nacional.
Foi solicitado reforço de policiais da Força Nacional que está em Ariquemes. Clima está tenso e não há previsão para desfecho. A situação só foi confirmada por volta das 12 horas, horário local, com acordo entre a Força Nacional e Membros de uma comissão formada pelos moradores. Esse conflito entre a Polícia Federal e a população de Buritis já aconteceu em 2005, quando o Ibama tentou realizar operação semelhante a Arco de Fogo. Na oportunidade, a Polícia foi obrigada a sair da cidade.