Executivos das usinas chegam a PVH e vão embora na mesma noite. Onde anda o ônibus da ALE?
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Vôo noturno
Ontem(08) a noite chegou um jato particular no aeroporto Jorge Teixeira. Dele desceram dois “engravatados” do consórcio que constrói Jirau. Eles conversaram com alguns deputados e alguns vereadores. Queriam saber o que estava acontecendo e de que forma poderiam evitar uma CPI na Câmara. Ouvira a resposta e foram embora ontem mesmo.
Falando na ALE
Lembrei de uma coisa dia desses e como perguntar não ofende, lá vai. Por onde anda aquele ônibus gigantescamente confortável e todo equipado que os deputados da legislatura passada usavam na tal Assembléia Itinerante? Será que ele tomou o mesmo rumo do barco-hospital Floriano Riva que também desapareceu misteriosamente?
Ainda Assembléia
O tal grupo dos 14 insatisfeitos com a construção do novo prédio acabou.
Copenhagem
Continuo procurando algum sinal do prefeito nos telejornais e sites. Como está “representando a Região Norte do Brasil”, Roberto deveria pelo menos aparecer em uma fotinha, nem que fosse como papagaio de pirata. Não consegui achá-lo nem no especial do G1 (http://g1.globo.com/Sites/Especiais/0,,17816,00.html) sobre a conferência. Onde está Wally? Se alguém o vir por ai, mande o link.
Corrupção
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira projeto de lei que será enviado ao Congresso Nacional que torna crime hediondo, sem direito a fiança, o político ou servidor público preso por corrupção. Segundo Lula, há, na população, um sentimento de que somente os pobres vão para a cadeia, enquanto os que roubam milhões ficam impunes. Que isso presidente, no Brasil?
Seria bom
Se esse projeto fosse aprovado e mais, que não se permita brechas na legislação. Quem sabe dessa forma, o País começa a entrar em um outro ritmo. Só acho que vamos ter que construir mais cadeias também. Vai faltar espaço.
Ainda em Brasília
Pela segunda semana consecutiva, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado retirou de pauta a votação do projeto de lei que proíbe o uso de cigarro ou qualquer outro produto tabagista em recintos fechados, público e privado. Apoiado pela maioria dos senadores presentes na comissão, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), pediu que a matéria fosse votada na próxima semana uma vez que a relatora, Marina Silva (PV-AC), não se encontrava presente na reunião desta quarta-feira.
Esperneio
O projeto anti-fumo deverá ser aprovado em todo o País. Só quem esperneia é a indústria do cigarro. O Congresso deveria também começar a pensar em restrições a publicidade de bebidas alcóolicas e a dificultar o consumo, para tentar diminuir os problemas. O consumo abusivo de álcool é responsável por milhares de mortes, brigas e violência doméstica e ninguém fala absolutamente nada sobre isso.
Menos fumaça
Estudo coordenado pelo InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo), divulgado nesta quarta-feira (9), mostra que os índices de monóxido de carbono (CO) provenientes da fumaça de cigarro em estabelecimentos fechados - bares, restaurantes e casas noturnas - caíram 80% desde a entrada em vigor da lei antifumo na capital paulista, em 7 de agosto deste ano.
Criminoso
Conversava com o ex-prefeito de Guajará-Mirim Dedé de Melo, que fuma duas carteiras e meia de cigarros por dia, e ele me dizia que esteve recentemente em São Paulo e se sentiu um “criminoso”, “para fumar, tinha que ir para o meio da rua e todo mundo que passava ficava me olhando como se eu fosse um foragido”, disse Dedé. Ele me falou também que está pensando em parar de fumar. Tô na torcida.
Falando nele
Dedé teve suas contas referentes ao exercício de 2005 reprovadas no Tribunal de Contas do Estado.
Tranquilo
Já o ex-prefeito de Porto Velho, Carlinhos Camurça teve suas contas referentes a 2004 aprovadas pelo TCE. Carlinhos, que é pré-candidato a deputado estadual, vem percorrendo diversos municípios e fazendo reuniões com lideranças. Ele quer ser o deputado mais votado em 2010. Bala na agulha ele tem, vamos aguardar o resultado.
2010
Quem deverá concorrer a uma cadeira na Câmara Federal em 2010 é o jornalista Celso Gomes, responsável pela comunicação social do Tribunal Regional do Trabalho e apresentador do programa Justiça e Cidadania. Ele é filiado ao PDT de Acir Gurgacz mas garante, “eu tenho ficha limpa”. E tem mesmo.
Na mira
José Sarney voltou a ser destaque nos principais jornais do país. Dessa vez está sendo acusado de nepotismo. O presidente do Senado teria nomeado uma irmã em seu gabinete. Em algum momento Sarney terá que ceder. É muita lambança para uma pessoa só.
Pesquisa
Uma pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira revela que as famílias gastam 10 vezes mais com medicamentos do que o governo no país. Segundo o estudo, enquanto as famílias tiveram gastos de R$ 44,7 bilhões em 2007, o governo consumiu R$ 4,7 bilhões, no mesmo período, com remédios de uso humano.
Na telinha
E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira a partir das 12h30mine aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir do meio-dia e meio. Reprise dos programas às 7h30min da manhã.
Nas bancas
Jornal Folha de Rondônia. O maior jornal de Rondônia e que tem a maior circulação também é parceiro do programa e da coluna Painel Político.
Twitter
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 9907-0701. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!