Sob coordenação da Fundação Cultural de Cacoal, o município de Cacoal agora dispõe de dois teatros. O Teatro Cacilda Becker, inaugurado em 2003, com capacidade para 200 pessoas e o novo Teatro Municipal, com capacidade para 600 pessoas, construído em 2008, foi aberto ao público, nos dias 27, 28 e 29 de novembro, durante as comemorações alusivas aos 32 anos de Cacoal. A casa ficou cheia para prestigiar o evento. A entrada custava um kg de alimento não perecível para colaborar com o natal solidário de muitas famílias da cidade.
A I Mostra de Teatro e a exposição da história do teatro cacoalense marcaram a nova trajetória da cultura no município. O novo teatro, denominado Teatro Municipal, recebeu as peças “Confidências de um espermatozóide careca”, “Eu, você e eles” do grupo Raízes do Porto e a peça “Os olhos verdes da neurose” do grupo O Imaginário, além da oficina de teatro com Chicão Santos e a participação de grupos de teatros de Cacoal, com os Grupos Risoterapia e Atores do Nada.
De acordo com a presidente da Fundação, Maria Lindomar dos Santos, o novo teatro será usado para grandes espetáculos e servirá de referência para o interior do Estado. “Ficaremos atrás somente da capital que está construindo um teatro para 700 pessoas” destacou.
Participaram da solenidade, o prefeito Franco Vialetto (PT), vereadores, secretários, amantes da cultura. Para o prefeito, valorizar a cultura é dar vida a uma cidade.