A atuação do vice-governador João Cahulla e o trabalho desenvolvido lado a lado com o governador Ivo Cassol, em todas as regiões e em todas as áreas administrativas, foi abordado durante entrevista nesta sexta-feira (04) ao programa A Hora do Povo, da Rádio Rondônia FM, comandado pelo radialista Maurício Calixto e levado a todo o estado através das emissoras que integram o Sistema Rondônia de Comunicação. Durante uma hora de programa, Cahulla fez um breve balanço de seu trabalho e dos desafios do governo, reiterando sua atuação como vice, que trabalha no mesmo ritmo do governador.
“O governador é Ivo Cassol, mas graças à confiança mútua e a vontade que temos de trabalhar, exerço com muita responsabilidade e prazer o meu mandato, trabalhando ombro a ombro com o governador, discutindo ações, corrigindo programas e intensificando os trabalhos do governo. Neste ano, mais uma vez, tivemos um trabalho em todas as regiões, coordenando o Cidade Limpa, o recapeamento urbano, acompanhando programas para a agricultura familiar, vistoriando obras de asfaltamento, obras civis e outras ações do Executivo”, disse Cahulla.
Cahulla debateu temas como a segurança pública, que recebe mais um investimento do Estado, com a aquisição de um helicóptero para a Polícia Militar, e a construção de um estádio e bumbódromo para a capital. ”Estamos querendo uma área para a construção desses dois importantes empreendimentos. Não conseguimos junto à Base Aérea e apelamos à prefeitura de Porto Velho, se caso disponha de uma área, que faça a doação e nos ajude nesse projeto”, disse.
João Cahulla também comentou sobre o trânsito de Porto Velho, que segundo ele tem que ser visto como prioridade. “Não basta apenas construir viadutos, é preciso planejamento. De janeiro a julho deste ano, foram mais de R$ 6 milhões de IPVA arrecadados pela Prefeitura da Capital, que deveriam ser investidos na melhoria do trânsito”, completou.
O vice-governador voltou a assegurar que o 13º salário e o mês de dezembro serão pagos antes do Natal a todos o funcionalismo. “O DETRAN já pagou o 13º salário, inclusive”, adiantou. A construção do Centro Político e Administrativo (CPA) e do teatro estadual, em Porto Velho, a retomada das obras do hospital regional de Cacoal e a construção do anel viário de Ji-Paraná também foram abordados por Cahulla, que fez referência também às obras de asfaltamento executadas pelo Estado, ligando Machadinho a Vale do Anari (que será inaugurado neste sábado, 05); de Cujubim à BR-364; de Triunfo à BR-364, de Alvorada à Urupá e de São Felipe à Parecis. Ele anunciou ainda que estão em fase de licitação de Tarilãndia a BR-364 e de Castanheiras à RO-010.
Desafios de governar - Ao ser questionado sobre se estaria preparado para assumir o cargo, com a possibilidade de saída do governador Cassol para disputar o Senado, Cahulla falou que será um grande desafio e uma grande honra ocupar a cadeira de governador. “Não é fácil manter um ritmo de Governo no nível do governador Ivo Cassol. Mas, com a experiência que adquiri, com a disposição para trabalhar e o apoio de toda a equipe de Governo, tenho convicção de que estou pronto para dar continuidade a essa administração que deu certo e que colocou Rondônia no caminho do crescimento”, enfatizou.
Sobre uma provável candidatura à reeleição, em 2010, Cahulla afirmou que essa possibilidade é real e legítima, e que o sucesso continuado da administração vai ser a grande credencial para ele entrar na disputa. “Não vou fugir do desafio e se for a vontade do meu partido e do nosso grupo político, pois eleição não se ganha sozinho, vou sim colocar meu nome para concorrer ao Governo”, assegurou, acrescentando que “o momento agora é de trabalho, faltam ainda mais de seis meses para as convenções”.