A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por meio da Gerência de Educação (GE) e Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Prodef) realiza a 2ª e 3ª Etapas da I Formação para Educadores em Educação para o Trânsito. A 2ª Etapa acontecerá na segunda (30 de novembro) e na terça-feira (1º de dezembro). Para a 3ª Etapa está reservada a quarta e quinta-feira (2 e 3 de dezembro). A formação será ministrada no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho. Nas duas etapas, os trabalhos serão desenvolvidos das 8:00 às 18:00 horas.
O público alvo será formado por professores, supervisores e coordenadores pedagógicos das Representações de Ensino (REN’s) da rede pública estadual de ensino, perfazendo um total de quatrocentos (400) participantes – 200 em cada etapa. Participam da 2ª Etapa os municípios de Ariquemes, Buritis, Machadinho, Monte Negro, Jaru, Vale do Anari, Mirante da Serra, Ouro Preto do Oeste, Alvorada do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici e Urupá. Na 3ª Etapa estarão presentes as cidades de Cacoal, Espigão do Oeste, Pimenta Bueno, Cabixi, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Rolim de Moura, Santa Luzia do Oeste, Costa Marques, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé, Seringueiras e Corumbiara. Nestas duas etapas da formação a Seduc tem como parceiros o DETRAN e a Polícia Rodoviária Federal de Rondônia.
O objetivo desta I formação para o trânsito é orientar sobre os aspectos operacionais e pedagógicos da Metodologia do “Projeto Educando para o Trânsito, Formando para a Vida” com suporte nos Kits Pedagógicos dos Conjuntos Ensino Fundamental e Médio. A formação é uma ação do projeto, coordenado pelos técnicos Marcelo Ferreira e Dulciléia Rodrigues. A ideia veio da preocupação com o aumento da frota de veículos devido ao desenvolvimento e modernização vividos pelo Estado, o que tem causando engarrafamentos e acidentes fazendo grande número de vítimas, principalmente jovens e crianças. “Assim, para somar com os órgãos de trânsito a Seduc faz esta formação, que visa proporcionar aos professores fundamentação teórica e didático-pedagógica para inserirem através da transversalidade a temática do trânsito no currículo da rede pública estadual”, explica Dulciléia Guimarães, coordenadora de Educação para o Trânsito. Para facilitar que o objetivo seja alcançado, a Seduc adquiriu kits pedagógicos multimídias específicos para atender a temática do trânsito. “Cada escola receberá os kits de acordo com o nível de ensino que oferece”, informou Marcelo Ferreira, formando dupla com Dulciléia na coordenação do evento.
A formação será desenvolvida por meio de oficinas para o nível Fundamental e Médio versando em Contextualização sobre A Temática do Trânsito; Metodologia de Ensino em Educação para o Trânsito; Psicologia no Trânsito; A Arte de Ficar Vivo; Polícia Rodoviária Federal; Apresentação do Projeto Educando para o Trânsito e avaliação. O lado artístico fica por conta de apresentação do Coral do Projeto Anjos do Trânsito, da Escola Pública de Trânsito do DETRAN de Rondônia.