Ser Ético e Civilizado (o cidadão) - Por Zé Gaúcho

Talvez erroneamente diz-se vulgarmente que a propaganda é a ‘’alma ‘’do negócio... Soa bonito... Mas é irreal... É um ditado falso. Num momento de lucidez qualquer racional contestaria... Quem tem segurança no ‘’ taco’’ não precisa fazer propaganda nem pu

Ser Ético e Civilizado (o cidadão) - Por Zé Gaúcho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Talvez erroneamente diz-se vulgarmente que a propaganda é a ‘’alma ‘’do negócio... Soa bonito... Mas é irreal... É um ditado falso. Num momento de lucidez qualquer racional contestaria... Quem tem segurança no ‘’ taco’’ não precisa fazer propaganda nem publicidade; mostra o brilho, a eficiência, sem precisar de anúncios para ser reconhecido.

Traço este paralelo para tornar público um trabalho produzido com humildade pelo Professor Francisco Marquelino Santana, um modesto intelectual do nosso meio que não necessita de badalações de sinos nem rufar tambores para consagrar sua maestria. Refiro-me ao projeto idealizado e coordenado por este intelectual: o Projeto Ética e Cidadania, que o MEC através do edital nº 584/2005 do Departamento de Políticas Públicas do Ensino Médio, classificou-o entre os 120 melhores do país. Não bastando em 2007 num seminário realizado no Rondon palace hotel em porto velho- organizado pelo MEC em parceria com a SEDUC, USP e a Faculdade de Educação de São Paulo- mais uma vez o projeto fora escolhido entre os 10 melhores do país.

E como os ditos populares dizem: ‘’ santo de casa não faz milagre’’, talvez seja ironia do destino ainda ter que extrapolar fronteiras para poder enfim demonstrar sua eficácia e finalmente ser adotado ao nosso cotidiano ‘’ doméstico’’. Faço alusão á humilhante situação vivida nos últimos anos pelos seringueiros Brasileiros do rio mamu que sobrevivem na faixa de 50 km de fronteira da região pandina boliviana, divisa com o estado de Rondônia, que após muitos anos de atividade pacífica, bastou Juan Evo Morales Ayma assumir o poder, o martírio desses nacionais Brasileiros tem sido uma constante, e que não tendo a quem recorrer, vieram apelar ao Professor Marquelino, que teve no desfecho do episódio, a oportunidade de provar na prática, a seriedade e a eficácia ao que se propôs.

Após ouvir o clamor dos seringueiros, este não mediu esforços em informar ás autoridades nacionais e internacionais, qual rumo poderia tomar tais afrontas, caso não houvesse uma imediata intervenção diplomática das Nações envolvidas, pois se do lado Boliviano defendeu-se o nacionalismo totalitário, inclusive com uma violenta participação de grupos paramilitares (zafreros); da parte dos seringueiros, estas pessoas (famílias) que trabalham e produzem com dificuldade para sobreviverem, receberam os mais importantes ensinamentos de semear a paz através de ações de ética e cidadania, pois qualquer interferência no seu cotidiano, fatalmente os deixaria na condição de ‘’ deserdados’’.

E foi vendo e assistindo este martírio, que o Professor Francisco Marquelino Santana, viu na diplomacia a única esperança capaz de iluminar a poronga da liberdade cidadã e como legítimo ‘’embaixador’’se dispôs entre as partes e os países, o entendimento para uma saída pacífica e racional, demonstrando com o resultado alcançado, que é possível restabelecer uma convivência planetária que garanta a estabilidade social dos povos, estribada no entendimento racional e solidário, onde a paz seja a principal bandeira a ser cravada no território de homens e mulheres. ‘’ quando todo vivente adotar como lema ou regra de comportamento: não fazer nem desejar a ninguém o que não quer ou não serve para si mesmo’’, certamente os promotores ou defensores da Ética e da Cidadania, sentir-se-ão realizados (este é o significado e o motivo de ser destas disciplinas). Parabéns Professor!

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS