Entre os meses de Setembro à Novembro os diretores da web rádio PVHCAOS (Cultura Arte Organizando o Social) e os músicos da banca Ultimado, visitaram os festivais de Ji-Paraná (RO), Rio Branco (AC), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Macapá (AP) e Belém (PA). A idéia do chamado “CaosTur”, assim designado por eles, era e é divulgar a música de Rondônia os bastidores dos organizadores na preparação logística do evento.
“Nós saímos com o objetivo de não só ficar sabendo da organização de cada evento, queríamos conhecer as culturas dos irmãos da Amazônia. Analisar, foi a nossa principal tarefa, em cada evento. O desenvolvimento da comunicação social em cada região, tais como: Publicidade e Jornalismo mostrou como é a preparação de pequenos e grandes festivais de música na Amazônia e nós queremos entrar neste circuito em 2010”, disse o diretor da web rádio PVHCAOS, Cid Júnior.
Outro grande foco que os músicos da banda Ultimato e os diretores da Web Rádio PVHACAOS perceberam foram os canais da internet como contato de comunicação nestes festivais e principalmente a presença da Revista Norte-America especializada em música e comportamento Rolling Stones que estava no mesmo barco com os aventureiros do “CaosTur” do estado de Rondônia que seguiam para o festival “Se Rasgum” em Belém (PA).
De acordo com os diretores da web rádio, os jornalistas se interessaram pelo trabalho da banda Ultimado de Porto Velho, onde na visão deles foi uma das melhores apresentações do festival e ressaltou aos diretores que desejariam fazer uma matéria sobre a banda Ultimato em uma outra oportunidade. Os músicos também informaram a redação do Rondoniaovivo.com que os registros fotográficos e audiovisuais da viajem irão se transformar em um documentário ainda sem data definida.
Entretanto, o objetivo também da viajem do grupo foi firma o mais novo projeto chamado de “Coletivo Caos”, o que significa, uma unificação de bandas de musicas, movimentos sociais, esportes radicais e demais conjuntos de Rondônia e da Amazônia relacionados a cultura, arte e o social.
Diante das circunstâncias o CaosTur irá continuar em 2010, para que outros pontos de cultura do norte e outras bandas de Rondônia, conheçam a imensa bagagem cultural da Amazônia.