Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Unir objetiva formar docentes indígenas para lecionar em escolas de Ensino Fundamental e Médio nas aldeias
O Campus de Ji-Paraná da Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio do Departamento de Ciências Humanas e Sociais, realiza nesta segunda-feira (23), à noite, a aula inaugural do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural. O evento ocorrerá às 19h00 no Auditório da Representação de Ensino (REN) de Ji-Paraná, à Rua Seis de Maio, nº 1722. A aula será ministrada pela professora Francisca Paresi, da Equipe de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso.
Uma iniciativa inédita em Rondônia, o curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Unir, que conta com 50 vagas, objetiva formar docentes indígenas para lecionar nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, atendendo a demanda das sociedades indígenas de Rondônia, Sul da Amazônia e Noroeste de Mato Grosso.
Segundo a professora da Unir Josélia Gomes Neves, que participou da implantação do curso na universidade, a Licenciatura em Educação Básica Intercultural representa um pequeno passo na direção da viabilização do direito à educação, do respeito às culturas tradicionais, na medida em que favorece a permanência de docentes e estudantes indígenas em suas comunidades em um processo permanente de revalorização da Terra Indígena.
Ela explica que o curso foi criado no âmbito do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (Mec), com base na política de direitos, no diálogo com os movimentos indígenas e indigenistas e considerando a pauta formativa da instituição.
O estado de Rondônia abriga 54 sociedades indígenas, o que lhe confere características de um estado pluricultural e multilinguístico. Estas etnias estão concentradas em 19 Terras Indígenas que perfazem um total de 20,15% da área do estado. “Há muito tempo estes povos anseiam por programas educacionais específicos e diferenciados que venham a atender as suas necessidades na área da subsistência, saúde e educação”, destaca a professora Josélia. “É nesse contexto que se insere a criação do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural”, conclui a professora.
A criação do curso na Unir contou com o apoio do Núcleo de Educação Escolar Indígena de Rondônia (Neiro), da Organização dos Professores Indígenas de Rondônia e Noroeste de Mato Grosso (Opiron) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Serviço
Aula inaugural do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural
Quando: segunda-feira, 23 de novembro
Onde: Auditório da Representação de Ensino (REN) de Ji-Paraná, Rua Seis de Maio, nº 1722
Horário: 19h00
Universidade Federal de