Professores indígenas ganham curso superior em Rondônia para lecionar nas aldeias

Professores indígenas ganham curso superior em Rondônia para lecionar nas aldeias

Professores indígenas ganham curso superior em Rondônia para lecionar nas aldeias

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Unir objetiva formar docentes indígenas para lecionar em escolas de Ensino Fundamental e Médio nas aldeias
 
O Campus de Ji-Paraná da Universidade Federal de Rondônia (Unir), por meio do Departamento de Ciências Humanas e Sociais, realiza nesta segunda-feira (23), à noite, a aula inaugural do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural. O evento ocorrerá às 19h00 no Auditório da Representação de Ensino (REN) de Ji-Paraná, à Rua Seis de Maio, nº 1722. A aula será ministrada pela professora Francisca Paresi, da Equipe de Educação Escolar Indígena da Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso.

Uma iniciativa inédita em Rondônia, o curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural da Unir, que conta com 50 vagas, objetiva formar docentes indígenas para lecionar nas escolas de Ensino Fundamental e Médio, atendendo a demanda das sociedades indígenas de Rondônia, Sul da Amazônia e Noroeste de Mato Grosso.

Segundo a professora da Unir Josélia Gomes Neves, que participou da implantação do curso na universidade, a Licenciatura em Educação Básica Intercultural representa um pequeno passo na direção da viabilização do direito à educação, do respeito às culturas tradicionais, na medida em que favorece a permanência de docentes e estudantes indígenas em suas comunidades em um processo permanente de revalorização da Terra Indígena.

Ela explica que o curso foi criado no âmbito do Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), do Ministério da Educação (Mec), com base na política de direitos, no diálogo com os movimentos indígenas e indigenistas e considerando a pauta formativa da instituição.

O estado de Rondônia abriga 54 sociedades indígenas, o que lhe confere características de um estado pluricultural e multilinguístico. Estas etnias estão concentradas em 19 Terras Indígenas que perfazem um total de 20,15% da área do estado. “Há muito tempo estes povos anseiam por programas educacionais específicos e diferenciados que venham a atender as suas necessidades na área da subsistência, saúde e educação”, destaca a professora Josélia. “É nesse contexto que se insere a criação do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural”, conclui a professora.

A criação do curso na Unir contou com o apoio do Núcleo de Educação Escolar Indígena de Rondônia (Neiro), da Organização dos Professores Indígenas de Rondônia e Noroeste de Mato Grosso (Opiron) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).
 
Serviço
 
Aula inaugural do curso de Licenciatura em Educação Básica Intercultural
Quando
: segunda-feira, 23 de novembro
Onde: Auditório da Representação de Ensino (REN) de Ji-Paraná, Rua Seis de Maio, nº 1722
Horário: 19h00

Universidade Federal de

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS