Acompanhado do diretor geral da Polícia Civil, delegado Moriô Ikegawa, o secretário de estado da segurança, Evilásio Silva Sena, fez visita de inspeção, nesta quinta-feira (19), ao pátio onde está sendo construído o novo IML (Instituto Médico Legal) e o Centro de Identificação e Análise da Polícia Técnica, em Porto Velho.
A obra, avaliada em cerca de R$ 8 milhões, segundo informou o secretário, deve ser concluída entre os meses de março e abril do próximo ano. Além de equipamentos de ponta e refrigeradores novos, o complexo deve contar ainda com uma sala de raios X e aparelhos para a realização de teste de DNA, o que, segundo Sena, deve agilizar os processos policiais e judiciais em Rondônia.
Evilásio Sena conversou com o mestre de obras responsável pela construção do prédio e mostrou-se satisfeito com o andamento dos trabalhos. “No passo em que está andando, o novo IML será inaugurado na data prevista, em março”.
De acordo com o secretário da Sesdec, O novo IML é apenas um dos muitos investimentos feitos na Segurança Pública pelo Governo do Estado. “Além da contratação de mais pessoal, o Governo, através de convênio com a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública), tem possibilitado a atualização profissional dos servidores e investiu na aquisição de novas viaturas e equipamentos”, acentua Sena.
Dentre as aquisições recentes do Governo do Estado está o centro de treinamento virtual, em fase de implantação, e as câmaras de vigilância, que devem ser instaladas em pontos estratégicos da Capital.
Sena destacou também os investimentos no interior de Rondônia, onde delegacias de todos os municípios recebem viaturas novas, mais pessoal e novos equipamentos de informática.
“Além da parte física e operacional, a Sesdec tem investido também me novas metodologias de combate ao crime, através de simpósios, programas educativos e em conversa com a sociedade”, finaliza.