Seduc inicia encontro das Comissões de Meio Ambiente com quase 200 participantes de 23 municípios - Foto

Seduc inicia encontro das Comissões de Meio Ambiente com quase 200 participantes de 23 municípios - Foto

Seduc inicia encontro das Comissões de Meio Ambiente com quase 200 participantes de 23 municípios - Foto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O encontro das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas (ComVidas), teve início às 19:00 horas desta segunda-feira (16) no Rondon Palace Hotel, em Porto Velho, prosseguindo até a sexta-feira (20). A realização é da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Projeto de Educação Ambiental da Gerência de Educação (GE), com a presença de 66 ComVidas, de 23 municípios do Estado, envolvendo 66 professores e 132 alunos, perfazendo o total de 198 participantes. Destes, 23 alunos representaram Rondônia como delegados, na III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada em Brasília, DF, no início de abril deste ano. As ComVidas são comissões formadas por toda a comunidade escolar, visando despertar a percepção do aluno, melhorando sua sensibilidade para detectar o que precisa ser melhorado no meio ambiente escolar e para tomar decisões buscando solucionar os problemas encontrados.
 
Diferentemente de outros eventos, este teve como mestres de cerimônia duas alunas, que se revezaram na apresentação dos ideais do encontro. Desta forma, a locução ficou a cargo de duas alunas do 9º ano, de duas Escolas de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM): Daniela Carolina Gabiatti, da Escola Sete de Setembro, de Espigão do Oeste e Lois Len Almeida de França, Escola Governador Araújo Lima, de Porto Velho.
 
Muito aplaudido, o estudante Anthony Henrik Webler, de 12 anos, aluno do 7º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Elvandas Maria de Siqueira, da cidade de Buritis, demonstrou conscientização ambiental, poucas vezes vistas até em adultos. “Tenho certeza de que vamos aproveitar muito bem o evento, não apenas as comodidades do hotel, mas encarando com seriedade os temas do encontro. A ComVida só fará sentido se mudar a vida para melhor na escola e na comunidade. Não podemos deixar que as ComVidas fiquem mofando no papel. É preciso atitudes concretas, com projetos que melhorem a qualidade de vida dos municípios, como, por exemplo, a construção de aterros sanitários no lugar dos lixões, que poluem lençol freático, rios e mares, com consequências catastróficas ao meio ambiente”, disse o esclarecido Anthony.
 
A professora Irany Freire Bento, coordenadora administrativa pedagógica, representando a secretária Marli Cahulla, elogiou o discernimento do aluno Antony e falou da participação maciça dos estudantes. “Com estes meninos e meninas líderes, certamente teremos melhorias no meio ambiente. É muito bom olhar para as ComVidas e ver uma multiplicidade de ações desempenhadas por alunos engajados nas questões ambientais”, disse a coordenadora.
 
Sônia Casimiro, gerente de Educação e Milva Valéria Garbellini e Silva, subgerente do Programa de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Prodef) também teceram comentários elogiosos à firme postura do estudante Antony e convidaram para o lançamento do projeto “Espaço Verde”, às 17:00 horas, de quarta-feira (18), na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Major Guapindaia, quando serão realizados plantios de mudas de árvores. Neste lançamento, além da secretária Marli Cahulla, haverá ainda a presença de autoridades convidadas e de todos os diretores de escolas estaduais de Porto Velho, que receberão uma muda para iniciar o projeto em suas escolas. As mudas do evento serão fornecidas pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernanda Souza de Paula, de Espigão do Oeste, que já desenvolve atividades relativas ao projeto.
 
Fabiana Freire, coordenadora do Projeto de Educação Ambiental (GE/Seduc), Aparecida Meireles, subgerente do Ensino Médio/Seduc, Maria de Fátima Rodrigues, gerente de Apoio, Controle e Avaliação (Gaca/Seduc) e seu subgerente Moacir José da Silva, também participaram da cerimônia de abertura.
 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS