O investimento foi de R$ 800 mil para assistência aos trabalhadores da indústria. Mais cinco unidades móveis estarão disponíveis para o atendimento odontológico em 2010
Os trabalhadores da indústria vinculados ao Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sinduscon) já contam com o atendimento oftalmológico, através da Unidade Móvel, que o Serviço Social da indústria de Rondônia (DR/RO) dispôs para as consultas e exames da visão. O atendimento oftalmológico integra o Programa SESI Saúde Visual que incentiva o trabalho preventivo e educativo em saúde.
A Unidade Móvel foi inaugurada, nesta semana, nas obras de construção do Teatro Municipal, pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Denis Roberto Baú, na presença do vice-governador, João Cahulla, do presidente do Sinduscon, Manoel Francisco das Chagas Neto, da superintendente do SESI/RO, Soraia Vilela e equipe e dos trabalhadores da obra.
Segundo as informações fornecidas pela superintendente do SESI/RO, Soraia Vilela, o investimento para a montagem da Unidade Móvel foi da ordem de R$ 800 mil, entre as instalações e equipamentos de última geração para o diagnóstico preciso e eficaz. Calcula-se que serão feitos 15 atendimentos por dia e ainda o trabalhador poderá adquirir o óculos no próprio local, caso seja recomendado pelo profissional médico. Os trabalhadores passam, inicialmente, por uma triagem ? espécie de avaliação prévia ? e depois são encaminhados para a consulta e exames de acuidade visual.
Durante o discurso aos trabalhadores da obra, Denis Baú disse que a iniciativa do SESI, com a implantação do Programa SESI Saúde Visual, marca o comprometimento da instituição com os trabalhadores da indústria, por meio da preocupação com a saúde e a qualidade de vida. Ele adiantou também que o SESI estará ampliando as ações para 2010 e a previsão é que mais seis unidades móveis atendam os trabalhadores também nos municípios do interior do Estado, sendo cinco para assistência odontológica e uma para o atendimento oftalmológico.
O vice-governador elogiou a iniciativa do Sistema FIERO, através do SESI, ao potencializar as ações de interesse da indústria que tem alavancado e aquecido a economia de Rondônia, com a geração de empregos e renda. Cahulla citou que qualidade de vida ao trabalhador implica em mais produção para a indústria rondoniense e, consequentemente, mais representatividade para o Estado.