Seja verdadeiro: não discuta religião nem política – Por – José Nazareno

Seja verdadeiro: não discuta religião nem política – Por – José Nazareno

Seja verdadeiro: não discuta religião nem política – Por – José Nazareno

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

      
Há pelo menos três coisas que um homem sensato deveria se envergonhar de fazer: defender um governo, estado, nação, ou território; seguir uma religião qualquer e falar sempre a verdade. Não necessariamente nesta ordem, estas ações podem muito bem dar a dimensão do caráter de um ser humano. Não pelo valor que elas indicam, mas principalmente pelos valores “às avessas” que ocultam. Só fascistas tecem loas aos seus governantes e defendem seus buracos de origem, só os tolos seguem uma religião e apenas os ingênuos preferem falar a verdade.
 
Adular governos, ainda que legitimamente eleitos, sem esperar recompensas por isso pode ser a mais velada das hipocrisias do homem moderno. Mal os canalhas assumem o poder, os holofotes da bajulação logo lhes iluminam os caminhos. Os puxa-sacos de plantão dão-lhe as boas vindas e o festival de roubalheiras e ataques ao Erário logo se inicia sem piedade. Compram-se favores e se faz cortesia com o chapéu alheio. “O pior governo é aquele que se diz mais moral. Um governo composto de cínicos é frequentemente mais tolerante e humano”, ensina Mencken, jornalista norte-americano.
 
Seguir uma religião é quase sempre uma desculpa esfarrapada que os toscos inventam para dormir em paz consigo mesmos. Mas o pior não é isso. O problema é que algumas pessoas vêem que Deus tem um conceito meio estranho de Justiça. Por isso aprontam todas na esperança de um perdão certo para os seus deslizes. Conheço muitos cristãos católicos, por exemplo, que já pecaram à vontade e têm a certeza do perdão Divino. “Faça tudo quanto não presta na vida e depois se arrependa”. Dará certo. Já os muçulmanos se explodem como bombas humanas em troca do Paraíso.
 
Segundo ainda o jornalista H.L. Mencken, “o homem que se gaba de só dizer a verdade é simplesmente um homem sem nenhum respeito por ela. A verdade não é uma coisa que rola por aí, como dinheiro trocado; é algo para ser acalentada, acumulada e desembolsada apenas quando absolutamente necessário”.  Por isso a hipocrisia tende a ser mais aceita e está ligada somente a reações positivas. Falar a verdade quase sempre resulta em encrencas. Três de abril é o dia da verdade, mas só lembramos do dia da mentira que é comemorado dois dias antes.
 
Fale sempre bem do seu Governo, ditadura ou democracia, já que ambas são fascistas. Enalteça o lugar onde você nasceu, defenda-o ardorosamente mesmo que quando precisar não será defendido por ele. Siga uma religião e dê dinheiro para a sua Igreja. Enriqueça ainda mais o seu pastor, enriqueça o Vaticano. Transfira todos os seus bens para “os donos da verdade”. Fale sempre aquilo que você sente e pensa. “Viva feliz” e ajude os mais necessitados e seja honesto. Nunca se esqueça de que há um lugar esperando todos nós depois da morte: o céu. Inferno é para quem pensa o contrário.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS