Painel Político –(Mário Calixto consegue derrubar mandado de prisão. Slvernani volta à ALE na 2ª) – Alan Alex

Mário Calixto consegue derrubar mandado de prisão. Slvernani volta à ALE na 2ª

Painel Político –(Mário Calixto consegue derrubar mandado de prisão. Slvernani volta à ALE na 2ª) – Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Mário solto

O empresário Mário Calixto Filho conseguiu no STF a revogação de seu mandado de prisão. Mário ficou meses foragido da polícia que não se sabe como, não conseguia encontrar o proprietário do jornal O Estadão. Calixto prepara seu retorno a Porto Velho muito em breve e já mandou recado que vai querer retaliar os que lhe viraram as costas durante seu período como foragido da Justiça. O empresário chegou a ser preso na Operação Titanic em abril deste ano. A operação, deflagrada pela Polícia Federal deteve também o filho do governador Ivo Cassol e empresários do Espírito Santo.

Interpol

O juiz federal Pablo Coelho Charles Gomes, de Vitória, Espírito Santo, determinou que a fuga do empresário e ex-senador Mário Calixto Filho, dono do jornal O Estadão do Norte, fosse comunicada ao Departamento de Polícia Federal responsável pela representação junto à Interpol – polícia internacional encarregada de crimes que não se restringem às fronteiras de um só país. O magistrado determinou na época ainda, que a PF procedesse o registro, no Sistema Nacional de Procurados e Impedidos – SINPI, do mandado de prisão expedido contra Calixto, que estava sendo procurado em nada menos do que em 181 países.

Gilmar Mendes

Em 18 de julho de 2008 o presidente do STF, Ministro Gilmar Mendes concedeu habeas corpus para Mário Calixto Filho. Na época, Mendes disse o seguinte: “a prisão preventiva de Calixto Filho não foi devidamente fundamentada e o ex-senador sofre, “salvo melhor juízo, patente situação de constrangimento ilegal”. Por isso, o ministro afastou a Súmula 691, que impedia o STF de julgar pedido de habeas corpus impetrado contra decisão liminar de tribunal superior. “Não estão presentes fundamentos suficientes para autorizar a constrição provisória da liberdade [do ex-senador]“, afirmava o ministro na decisão, após citar trecho do decreto de prisão preventiva.

Dias depois

A Agência Brasil noticiava: “Liminar concedida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, durante o recesso forense, que libertou o ex-senador Mario Calixto Filho (PMDB-RO) da prisão, após 95 dias detido, foi revogada nesta terça-feira, 28, por decisão da Segunda Turma da Corte. A prisão de Calixto foi decretada pela Justiça Federal Criminal de Vitória, no Espírito Santo. Ele é acusado de tráfico de influência para beneficiar uma quadrilha especializada em importação fraudulenta de mercadorias de luxo.”

Na sequência

O mandado de prisão foi expedido.  A revogação desse mandado está sendo mantida em sigilo pelos parentes para evitar pressão por parte da mídia. Nem o jornal O Estadão do Norte, de propriedade de Calixto noticiou a revogação dessa prisão. Em breve o ex-senador deve dar as caras em Porto Velho.

Jurado

Lembrando que dias antes de ser preso, a PF havia gravado uma ligação telefônica entre os empresários capixabas que falavam em “dar um sumço” em Mário Calixto, pois o mesmo os teria enganado. Todos estão soltos e eles continuam no prejuízo.

Chove chuva

Não digam que não avisei. Há algumas colunas atrás eu disse que quando iniciasse a temporada de chuvas, a Capital ficaria em uma situação caótica. Aí está. Desde ontem diversos incidentes vem sendo registrados, como acidentes de trânsito, ruas alagadas e outras ocorrências menores. Dias mais complicados virão.

Alagou

A sala da chefia no prédio da Receita Federal amanheceu completamente alagada e com fezes de pombo por todos os lados. A goteira no telhado levou para o chão as sujeiras deixadas pelos pombos e funcionários do órgão passaram a manhã fazendo faxina no local.

Barraco

Na quinta-feira na Assembléia Legislativa o ex-deputado Silvernani Santos andou pelos corredores da Casa tentando ser empossado no lugar de Valdivino Tucura, deputado que perdeu o mandato devido a anulação de sua coligação. Por não ter conseguido, Silvernani fez um barraco, gritou, ameaçou e nada. A posse deve acontecer na segunda-feira. O presidente em exercício, deputado Miguel Sena não havia sido notificado oficialmente. Agora que foi, Sena se comprometeu a resolver a situação.

Falando nele

Silvernani Santos, para quem não lembra, já foi deputado federal e deputado estadual. Foi presidente da Assembléia e é réu no chamado “escândalo das passagens”, um esquema fraudulento articulado na Assembléia com uma empresa de turismo. A ALE requisitava as passagens, a empresa faturava mas não entregava os bilhetes. Resultado dessa brincadeira foi um prejuízo de mais de R$ 2 milhões e ninguém foi preso. Silvernani também se enquadra na categoria dos “sem – palavra”. Tinha ficado fora da ALE e não estava fazendo falta. Pena que no Brasil seja tão difícil se livrar de políticos dessa espécie.

Popstar

Expedito Júnior, mesmo fora do Senado ainda está “causando”. Por onde passa vem sendo assediado por populares que querem falar e prestar apoio e solidariedade. Ele tinha pensado em descansar este fim de semana, mas vem sendo solicitado por todo o interior para participar de reuniões e eventos.

Sentindo a pressão

"Agradeço a todos pelo apoio e carinho nesse longo período de dois anos e sete meses", disse Acir Gurgacz, em seu primeiro discurso na tribuna do Senado, referindo-se ao período em que brigou para assumir a vaga de Expedito. Ciente do clima hostil que deve sentir no plenário nas próximas semanas, Gurgacz adotou um tom de conciliação. "Não devemos, de forma alguma, permitir que disputas políticas atrapalhem a tramitação de projetos de interesse popular ou a liberação de recursos para os municípios ou para o Estado", afirmou o empresário paranaense.

20 anos

Este é o tempo de prisão a que foram condenados os assassinos do delegado Cézar Pizzano, morto em abril deste ano durante uma tentativa frustrada de assalto. Os jovens matadores confessaram o crime e não se arrependem nem um pouco.

Tanques nas ruas

O governo Lula quer dar poder de polícia para as Forças Armadas, que passariam a realizar operações típicas de manutenção e garantia da lei e ordem – como revistar pessoas, veículos e instalações e fazer prisões em flagrante delito. A mudança faz parte de um projeto de lei que está em fase final de formatação na Casa Civil e deve ser enviado ao Congresso ainda neste mês. Pela proposta, o cargo de ministro da Defesa sai fortalecido. Ele passa a ter comando operacional sobre as três Forças, que ficam subordinadas ao poder civil. Na prática, a mudança acaba com a concentração de poder nos comandos. A Aeronáutica, por exemplo, deixaria de comandar a aviação civil e de administrar tudo o que não seja relativo a operações militares. Gradualmente, todas as tarefas relacionadas à aviação civil deixariam a pasta da Defesa e migrariam para o Ministério dos Transportes.

Vem aí

Marco Luque, apresentador do programa Custe o Que Custar da Rede Bandeirantes vai estar em Porto Velho dia 12 deste mês apresentando seu show de comédia stand-up. O evento vai acontecer no Bingool a partir das 20 horas. Informações pelo telefone 9974-2814. Quem quiser apostar na sorte, pode aguardar que vai rolar sorteio de ingressos aqui no Rondoniaovivo.com.

Mudança

E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira a partir das 12h30min (voltamos ao horário normal) e aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir do meio-dia e meio. Reprise dos programas às 7h30min da manhã.

Twitter

O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.

Contatos

Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS