Polícia Comunitária é tema de seminários em Rondônia

Considerada uma das mais importantes iniciativas da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a Polícia Comunitária – que pretende unir servidores da Segurança Pública e membros da comunidade na luta pela prevenção à violência – será

Polícia Comunitária é tema de seminários em Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Considerada uma das mais importantes iniciativas da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a Polícia Comunitária – que pretende unir servidores da Segurança Pública e membros da comunidade na luta pela prevenção à violência – será tema de vários seminários realizados na Capital e no interior de Rondônia.
 
Em Porto Velho, nesta sexta-feira (06) acontece, no auditório da Fatec, das 08:00 às 18:00 horas, o 1º Seminário Regional de Polícia Comunitária. O evento, segundo os organizadores, apresentará à comunidade experiências de Polícia Comunitária que deram certo em várias regiões do Estado. “Uma dessas experiências é a de Cacoal que, no concurso Motorola de Polícia Comunitária, ficou em 3º lugar, na avaliação nacional”, destaca o secretário de Segurança Evilásio Sena.
 
O segundo evento – o 1º Seminário Sobre Conselho Comunitário de Segurança – será realizado no sábado (07), no auditório do Rondon Palace Hotel. O objetivo, segundo Evilásio Sena, é fomentar a criação do Conselho, envolvendo servidores da segurança com a comunidade, para trabalhar principalmente a questão social, identificando pontos que possam promover a violência.
 
Na próxima semana, dias 13 e 14 de novembro, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), acontece o 1º Seminário Estadual da Polícia Comunitária, com apresentação de experiências nacionais.
 
No interior será realizado o 1º Seminário Sobre Conselho Comunitário de Segurança. Dia 10 (terça-feira) o evento acontece em Ji-Paraná e dia 11 (quarta-feira) em Cacoal.
 
Os seminários são realizados pelo Governo do Estado, através da Sesdec, em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).
 
O coordenador da Polícia Comunitária em Rondônia, Tenente Coronel Cesar Adilson Pinheiro, diz que a metodologia adotada pela polícia tem mostrado resultados positivos e deve contribuir em muito para a diminuição do índice de criminalidade em todo o Estado. 
 
Para que os servidores da Segurança Pública estejam cada vez mais abertos á idéia, a Sesdec, através de convênio com a Senasp, oferece curso de capacitação para policiais e bombeiros. “A intenção é formar multiplicadores e promotores da Polícia Comunitária”, observa o Ten. Cel. Adilson. Segundo ele, em três anos, mais de três mil servidores já participaram do curso.
 
Quem quiser mais informações sobre a Polícia Comunitária pode entrar em contato com a Coordenadoria Estadual da Polícia Comunitária, que funciona no comando geral da PM, pelo telefone (69) 3216-5522 ou pelo E-mail: pcomunitária.ro@hotmail.com.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS