Acre e Rondônia entram no Sistema Interligado Nacional

Acre e Rondônia entram no Sistema Interligado Nacional

Acre e Rondônia entram no Sistema Interligado Nacional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os Estados do Acre e Rondônia passaram a fazer parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) na última sexta-feira, marcando a primeira interligação com o sistema isolado no país e reduzindo a emissão de CO2 na região com o desligamento de térmicas.
 
Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), no primeiro dia útil após a interligação, os dois Estados receberam 156 megawatts médios de energia provenientes do subsistema Sudeste. O consumo total dos dois Estados é de 442 megawatts médios diários, informou o ONS.
 
Apesar de não atender a totalidade da demanda dos Estados, a energia atinge as capitais e principais municípios, explicou o operador.
 
A integração foi possível pela entrada em operação de dois circuitos da linha de transmissão Jauru-Vilhena, com 354 quilômetros de extensão, completando o trecho de Jauru a Rio Branco, passando por Porto Velho, e totalizando uma linha de 947 quilômetros.
 
"Nos próximos dias, os recebimentos poderão atingir valores superiores a 200 MW, aproximando-se dos valores limites estabelecidos para essa interligação, proporcionando uma economia mensal com combustível de aproximadamente 100 milhões de reais", informou o ONS.
 
Até 2012, o ONS prevê a interligação Tucuruí-Manaus-Macapá e o sistema de escoamento da geração das usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira, quase eliminando o isolamento energético de alguns pontos do Norte do país.
 
Atualmente, apenas o Amapá, Roraima e algumas áreas na Amazônia fazem parte do sistema isolado, cujo abastecimento é garantido por usinas térmicas, a maioria a diesel ou óleo combustível.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS