Técnicos da Emater-RO levam experiências para outras instituições

O alto nível profissional e a qualidade dos serviços prestados na Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) tem servido de modelo para outras instituições de extensão rural no país. Não raro, técnicos extensionistas

Técnicos da Emater-RO levam experiências para outras instituições

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O alto nível profissional e a qualidade dos serviços prestados na Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) tem servido de modelo para outras instituições de extensão rural no país. Não raro, técnicos extensionistas nas áreas animal, vegetal e ambiental são convidados a ministrar palestras em Universidades, Seminários ou Congressos.
Recentemente a médica veterinária da Emater Porto Velho, Silvana Arnez de Castro Freitas, foi convidada pelo Instituto de Agricultura e Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas (IAA/Ufam) para falar sobre “Gestão em Propriedades Rurais de Pequeno Porte.
Outro convidado, desta vez pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), foi o médico veterinário José de Arimatéia da Silva, da Gerência Técnica em Ji-Páraná. Ari, como é conhecido entre os colegas, foi apresentar o Programa de Melhoria da Qualidade e Produtividade do Leite (Proleite), da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária, executado pela Emater em propriedades de agricultores familiares e que tem na coordenação geral a médica veterinária Gilvania Lucia Carvalho.
O licenciamento ambiental é mais um tema que vem ganhando relevância na instituição pela contribuição à legalização da terra e preocupação com a gestão ambiental. Cledmar Carneiro, um dos que mais atuam nesse segmento tem percorrido o estado levando a experiência aos colegas de extensão.
Troca de experiências houve também com extensionista do Acre. Para atualizar-se mediante ao papel da política de ater como instrumento de construção do desenvolvimento sustentável com geração de renda para a agricultura familiar, o Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural – Dater, contou com o apoio da Emater-RO na formação dos extensionistas daquele Estado. Lá estiveram, Utenilda de Oliveira Carvalho, Wellington Jennings, Maria Irenilda Dias, Mario Neumann, entre outros, que tiveram o papel de facilitadores durante um evento realizado pela instituição local.
A Emater-RO, em outras ocasiões, teve a oportunidade de contribuir com a extensão rural de outros países, em especial em assuntos voltados para as questões ambientais. Aládia Fregolente e Domingos Antônio Prieto representaram a instituição em Seminário promovido por autoridades políticas bolivianas, onde falarem sobre o trabalho de agroecologia realizado pela extensão rural brasileira. Aliás esse trabalho vem sendo feito continuamente com a equipe de extensionistas da Emater de Guajará-Mirim que tem trabalho estendido até a cidade boliviana de Guayaramerin, em projetos de desenvolvimento sustentável.
A Academia Brasileira de Extensão Rural também tem representante de Rondônia, e muito bem representada pelo engenheiro agrônomo José Tarcísio Batista Mendes, atual diretor técnico e de planejamento da instituição.

A mais recente contribuição da extensão brasileira foi em Guiné Equatorial, na África Ocidental, quando o secretário executivo da Emater-RO, Sorrival de Lima, foi, a convite do Itamarati, por indicação da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica E Extensão Rural – Asbraer, representar o Brasil com o intuito de avaliar e indicar áreas comuns prioritárias relacionadas à agricultura e pesca no segmento da agricultura familiar.

A Emater Rondônia tem crescido muito nestes últimos anos, em sua estrutura física e logística, atuando nos 52 municípios, com total apoio do Governo Estadual nas diversas ações de desenvolvimento rural, mas a sua força mesmo está na equipe formada por 911 empregados altamente capacitados.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS