Portal que disponibiliza clássicos da literatura, pinturas e MP3 de alta qualidade pode ser desativado por falta de acesso

Incrível, mas é verdade, devido ao número inexpressivo de acesso, esse projeto precioso pode ser desativado em breve pelo Ministério da Cultura por desuso.

Portal que disponibiliza clássicos da literatura, pinturas e MP3 de alta qualidade pode ser desativado por falta de acesso

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O portal do Governo Federal, disponibilizado Ministério da Cultura, “Domínio Público” (confira link no final do texto), lançado em novembro de 2004 disponibiliza um rico e vasto material de pesquisa cultural relevante – conta-se que possui mais de 5000 obras à disposição do leitor/internauta. Pois essa biblioteca virtual que disponibiliza gratuitamente clássicos da literatura da língua portuguesa e mundial, pinturas de mestres como Leonardo Da Vinci, vídeos da TV Escola, artigos científicos e audições de músicas em MP3, pode sair da grande rede por falta de acesso.
 
Incrível, mas é verdade, devido ao número inexpressivo de acesso, esse projeto precioso pode ser desativado em breve pelo Ministério da Cultura por desuso.
 
Vale ressaltar que como o portal é denominado “Domínio Público”,todo o acervo que se encontra disponibilizado está em domínio público ou contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais pendentes.
 
É uma pena que um portal de tal importância e relevância não seja parte integrante de projetos e grades escolares por todo o país, pois o registro de “desuso” configura uma ignorância operante tanto por parte do Governo em não divulgar essa ferramenta de pesquisa, assim como por parte de agentes da educação e cultura em não aproveitar o seu potencial.
Para que o portal continue funcionando é necessário que mais pessoas acessem e utilizem do vasto material disponível, pesquisando, navegando e indicando para todos sobre a existência dessa ferramenta.
 
Nas palavras do ministro Fernando Haddad, o “’Portal Domínio Público’, ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a ‘preservação de certos direitos incentive outros usos’ -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos”.
 
ACESSE AGORA:
 

DOMÍNIO PÚBLICO

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS