A Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte é uma das 87 instituições parceiras da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento teve início no dia 19 e vai até o dia 24 de outubro. “Ciência no Brasil”, este é o assunto central das atividades que estão sendo desenvolvidas em todo o país. A proposta do evento é resgatar a história e discutir o quadro atual da ciência brasileira, seu contexto e os desafios futuros. Além de proporcionar a inclusão de crianças e jovens para criar e desenvolver projetos de ciência e tecnologia. No ano passado, Rondônia se destacou no cenário nacional, com cerca de 1.700 trabalhos inscritos.
Este ano mais de 4.475 trabalhos foram cadastrados e estão sendo apresentadas em 30 municípios rondonienses em forma de palestras, seminários e exposições em escolas, faculdades, em empresas e instituições públicas e privadas.
Nesta quinta-feira, 22, às 18h no auditório do Tribunal de Contas do Estado acontece a abertura oficial dos seminários referentes ao tema e que serão realizados em diversos locais. A Eletronorte por meio da Regional de Produção de Rondônia – CRD vai coordenar junto com a Gerência de Obras de Rondônia - ERO, a mesa temática sobre “Recursos Hídricos”. A Empresa desenvolve projetos relacionados ao tema, como a preservação das matas ciliares em torno do reservatório da Usina Hidrelétrica Samuel.
“O tema que a Eletronorte ficou responsável no evento é de grande relevância para o Estado. Daí a importância de manter a população informada sobre o assunto”, disse Orlando Souza, um dos responsáveis pelo evento na Regional de Produção de Rondônia.
Os colaboradores da Empresa Gabriel José de Oliveira e Celson Duarte do Nascimento serão os coordenadores da mesa temática que acontece no dia 24, das 08h30 às 12h no auditório da Eletronorte, sito a Rua. Major Amarante, 513, Arigolândia. Maria Lucilene Alves de Lima, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR é uma das convidadas do evento. A palestrante vai abordar o assunto sobre Água Tratada e Distribuição da mesma em Porto Velho e a importância do projeto para a sociedade rondoniense.
Para o coordenador de Meio Ambiente da Eletronorte, engenheiro Fernando Inácio Bastos, esta semana representa importante papel no cenário estadual e federal, ao incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologia, o grande pilar de crescimento econômico, ambiental e social. “Água é a grande riqueza de nossa região e deve ser corretamente gerenciada, de forma a garantir a sustentabilidade da sociedade amazônida”, disse Fernando Bastos. “A Eletronorte, que congrega técnicos especializados, desenvolve projetos específicos para viabilizar grandes projetos com a utilização sustentável dos recursos naturais, mantendo a qualidade ambiental da região”, concluiu o coordenador de Meio Ambiente da Eletronorte.
Sobre a Semana
A finalidade principal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é mostrar a importância do assunto para a vida de cada um e para o desenvolvimento do país, possibilita, ainda, que a população brasileira conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações.
O evento que acontece desde 2004, tem tido um êxito grande com participação crescente, a cada ano, de pessoas e de instituições de pesquisa e ensino. Em 2008, foram realizadas cerca de 11 mil atividades, em 450 municípios brasileiros. Acesse o site www.mct.gov.br e saiba mais sobre o evento e como participar.
Programação
22 de outubro – Abertura do Seminário
Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado
18:30h às 19:20h: Credenciamento
19:30h às 20:00h: Abertura Solene do Seminário
Composição da Mesa
20h às 21h: Conferência “As Política Públicas de Ciência e Tecnologia e o Desenvolvimento Regional”. Conferencista: Profª.dra. Olívia Albuquerque – FAPEAM/AM
21:15h: Coquetel e Lançamento do Livro “35 Anos de Colonização da Amazônia – Rondônia”
23 de outubro - 08:30h às 10h
Mesa Redonda: “Boas Práticas de Pesquisa em Rondônia”.
Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado
Apresentação:Rede Rondônia de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondônia - REDERO.
Engº. Emanuel Mirtil Rodrigues de Almeida
Rede de Biotecnologia e Biodiversidade – Bionorte.
Dr. Rodrigo Stábeli
Fórum de Pesquisadores do Estado de Rondônia.
Drª. Walterlina Brasil
Programa de Apoio a Núcleos de Excelência - PRONEX.
Dr. Rodrigo Stábeli
Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional - DCR
Dr. Roberto Machiori
10h às 10:30h: coffee-break
10:30h às 12:00h: Debates
23 de outubro – 14:30 às 18:30h
Mesas Temáticas e Apresentação de trabalhos.
Saúde – Auditório da FIMCA
Agricultura e Pecuária – Auditório da EMATER
Mineração – Auditório da CPRM
Educação – Auditório do Hotel Rondon
24 de outubro – 08:30h às 12:00h
Mesas Temáticas e Apresentação de Trabalhos.
Recurso Hídricos – Auditório da ELETRONORTE
Meio Ambiente – Auditório da Uniron do Porto Velho Shopping
Sistema de Informação – Auditório da ULBRA
Políticas de C&T – Auditório do SEBRAE.