No último sábado (17), um Idaron levou mais desenvolvimento ao Distrito de Calama (a 200 quilômetros de Porto Velho). Na oportunidade, o órgão flutuante um reinaugurou, que serve de ponto de apoio para Embarcações que navegam pelo rio Madeira e necessitam dos serviços da Agência de Defesa Sanitária e outras instituições do Governo do Estado. Também foi anunciada a reforma do Posto de Atendimento aos Produtores da localidade que vai começar em breve.
O evento contou com uma presença do presidente da Idaron, Augustinho Pastore, do diretor executivo do órgão, Ari Alves, do supervisor regional da Idaron de Porto Velho, Moacir Rodrigues, do assessor especial do Governo para a Região do Baixo Madeira, o Sr. Candinho, e do ex-presidente da Idaron, Lourival Amorim.
Mais de 50 Produtores se reuniram para ouvir as novidades levadas pelos Representantes da Agência. No encontro, o presidente da autarquia aproveitou para agradecer uma oportunidade dada pelo Governo do Estado em investir no Agronegócio. "É extremamente importante a atenção que o governador Ivo Cassol vem reservando à agricultura ea pecuária. Prova disso, é a expansão da Idaron no Estado. Já estamos em 89 pontos de Rondônia ea tendência é crescer ainda mais, com uma construção de escritórios novos e reforma de tantos outros ", disse Augustinho Pastore.
Durante a reunião, foi apresentada uma palestra sobre o cultivo da banana aos Produtores de Calama, coordenada pelo Engenheiro Agrônomo da Idaron, Fernando Gomes. O motivo é a distribuição de mais de 1,500 mudas de bananeira resistentes a doenças, como por exemplo, a Sigatoka Negra. A carga foi comprada pela Idaron da Embrapa de Manaus. Mais "Essas mudas compradas de 1,500 da Embrapa do Amazonas vão ajudar um Desenvolver ainda mais o cultivo da banana na nossa Região. Afinal, elas são resistentes a vários tipos de doenças. Com isso, quem ganha é o agricultor e a Economia de Calama ", afirmou Pastore.
Instalações
O posto de atendimento da Idaron em Calama, em breve que será reformado, conta com uma sala de atendimento aos Produtores Rurais, um banheiro, uma cozinha e dois alojamentos para os servidores do órgão. Já o Flutuante reinaugurado no sábado último tem oito cômodos, sendo um deles reservado para o armazenamento de combustível de Embarcações um e oficiais compartimento para equipamentos de navegação, além de outros espaços utilizados por diversas Instituições do Governo do Estado.