Governo Solidário entrega 600 kits em Ji-Paraná
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cerca de 600 pessoas compareceram a Escola Estadual Aloísio Ferreira, no município de Ji-Paraná, para receber o kit de alimentos do programa Governo Solidário. A entrega foi realizada pela equipe do escritório local da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater) a família de baixo poder aquisitivo cadastras pela instituição.
Há praticamente seis anos que o Governo Estadual, através das Secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e do Desenvolvimento Econômico e Social (Sedes), em parceira com a Emater, realiza a entrega de alimentos às famílias mais necessitadas do Estado. A Ação faz parte do Programa Governo Solidário, cujo objetivo é minimizar a fome e promover a melhoria da alimentação daqueles que se encontram em situações difíceis.
Os kits normalmente são compostos de arroz, feijão, milho e fubá, dependendo da época e da colheita dos grãos. A arrecadação dos alimentos é feita através da ação voluntária dos agricultores que integram o Projeto Semear - também do governo estadual, que recebem sementes selecionadas e devolvem, na mesma quantidade recebida, os grãos beneficiados. Ivaldo Regalado, gerente da Emater em Ji-Paraná que coordenou a entrega naquela região, salienta que essa ação tem contado com a parceria de diversos segmentos da sociedade, dos quais se destacam a Secretaria Municipal de Ação Social, as Associações de Bairros através de seus presidentes, que contribuem para o cadastramento das famílias beneficiadas.
Neste ano de 2009 já foram beneficiadas em Ji-Paraná, incluindo esta última entrega, mais de 2.500 famílias. ?Foram 1.800 só no primeiro distrito, no primeiro semestre e 742 agora, incluindo o segundo distrito e Nova Londrina?, explica Regalado. Para o gerente é muito gratificante ?quando a gente percorre os bairros e ouve as famílias agradecendo pelo alimento recebido, alguns até choram?. Desta vez foram entregues kits contendo cinco quilos de feijão e três de fubá para os bairros do segundo distrito de Ji-Paraná.
Além das famílias cadastradas pelas instituições parceiras, também recebem os kits de alimentos do Governo Solidário instituições que atuam com pessoas carentes ou em situações de risco como o Centro de Recuperação a Vida (CARV), Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e creches locais.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!