O governador Ivo Cassol participou na noite desta terça-feira (13), no auditório da Faculdade Uniron, no Porto Velho Shopping, da cerimônia de inauguração da empresa Rondônia Pescado, que irá comercializar o produto em diversas regiões do país.
O proprietário da empresa Rondônia Pescado, Cícero Acácio Gomes de Souza, disse que o empreendimento tem capacidade para processar 600 toneladas de pescado por ano e que vai gerar 100 empregos diretos e 150 indiretos. Ele também destacou a parceria com uma empresa da cidade de Itajaí, em Santa Catarina, que vai distribuir o peixe de Rondônia naquela região e, em contra partida, a Rondônia Pescado vai comercializar peixes originários do mar aqui na região Norte. O peixe processado pela empresa já vai sair com o Serviço de Inspeção Federal (Sif), o que agrega valor e credibilidade ao produto.
O governador Ivo Cassol destacou o trabalho o que vem realizando desde 2003 para diversificar a produção em Rondônia, uma forma de levar ao produtor rural mais uma alternativa de renda, através de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Pescado, (Propeixe), projeto desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com a Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), que leva ao produtor máquinas e equipamentos viabilizando a construção de tanques para criação de peixes de cativeiro em pequenas propriedades rurais e tem como objetivo incentivar a criação de peixes e alternativa de renda ao produtor, “tenho certeza que Rondônia será o maior produtor de pescado do Brasil”, destacou o governador Ivo Cassol.
Participaram do evento o deputado federal Lindomar Graçon, o deputado estadual Maurão de Carvalho, o assessor técnico da Seagri, Aroldo Santos, os empresários Fernando Prado e Juarez Américo Prado, além de outras autoridades e acadêmicos da Uniron.