Cassol, Expedito Júnior e deputados reúnem-se com líderes partidários em busca de apoio à P.E.C. 483

Cassol, Expedito Júnior e deputados reúnem-se com líderes partidários em busca de apoio à P.E.C. 483

Cassol, Expedito Júnior e deputados reúnem-se com líderes partidários em busca de apoio à P.E.C. 483

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governador Ivo Cassol, o senador Expedito Júnior e vários deputados estaduais retornaram na manhã desta quarta-feira (7) à Câmara dos Deputados para mais uma maratona de visitas aos gabinetes dos parlamentares líderes partidários do PT, PMDB, PSDB, PP, PPS, PTB, PV e DEM em busca de adesão para votação da Proposta de Emenda a Constituição PEC 483, que beneficia Rondônia incluindo os servidores públicos civis e militares do Estado no quadro da União.
 
A proposta está na pauta de votação na Câmara dos Deputados e tem previsão para ser votada em plenário a partir das 18 horas – horário de Brasília – desta quarta-feira.
 
O governador Ivo Cassol lidera a maratona de visitas ao lado do presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos (PSDC), do vice-presidente da Casa, Miguel Sena (PSDC), além dos deputados Jesualdo Pires (PSB), Valter Araújo (PTB), Kaká Mendonça (PTB), Maurinho Silva (PSDB), Valdivino Tucura (PRP), José Clemente (PTN), o popular Lebrão, Professor Dantas (PT), Edson Martins (PMDB), Luizinho Goebel (PV), Ezequiel Neiva (PPS), Ribamar Araújo (PT) e Tiziu Jidalias (PP), líder do governo no Poder Legislativo.
 
Cassol e os deputados chegaram à Brasília no final da tarde de terça-feira (6) e seguiram diretamente para Câmara dos Deputados para tratar do assunto com os líderes partidários. Com as galerias lotadas de servidores de Rondônia, a PEC estava prevista para ser votada na noite de ontem, mas um acordo com os líderes partidários da bancada federal de Rondônia permitiu a transferência da votação para esta quarta-feira. Por outro lado, a comitiva de Rondônia ganhou tempo para reforçar o apoio aos líderes partidários da Câmara no encaminhamento de votação da PEC em segundo turno.
 
Ainda na terça-feira governador Ivo Cassol, o deputado Neodi Carlos e o senador Expedito Júnior (PSDB) conversaram em plenário com deputados federais Eduardo Valverde (PT), Anselmo de Jesus (PT), Natan Donadon (PMDB), Marinha Raupp (PMDB), Lindomar Garçom (PV) e Mauro Nazif (PSB), discutindo a estratégia de encaminhamento para votação.
 
A caravana de servidores também chegou na tarde de terça-feira em Brasília e seguiu diretamente para o Congresso Nacional para acompanhar a votação. O presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário, Israel Borges e o presidente do Sinsepol, Cícero Evangelista, estão otimistas e acreditam que nesta quarta-feira a PEC será votada e receberá apoio de mais de 390 deputados.
 
Votação de MP da energia fez bancada tirar a PEC de pauta
 
A estratégia utilizada pela bancada de Rondônia para retirar de pauta a votação da PEC 483 foi em decorrência da votação da Medida Provisória 466-09, que muda as regras dos serviços de energia elétrica nos sistemas isolados. A proposta ganhou discussões acirradas entre membros da bancada de apoio e da oposição ao Governo Federal em plenário e poderia prejudicar a votação da PEC 483, com o esvaziamento da votação.
 
Hoje 97% do território nacional é interligado por redes de energia, exceto os estados do Norte. Na região existem 277 sistemas isolados, que produzem eletricidade para os municípios por meio de termelétricas movidas a óleo. A MP pretende incentivar a integração dessas áreas ao Sistema Nacional (SIN) com a proposta de dar mais segurança de fornecimento e reduzir os custos de geração nesses locais, segundo avaliou o relator da proposta, deputado João Carlos Bacelar (PR-BA).
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS