Veja quem já está na disputa ao Palácio Presidente Vargas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Pré candidatos a pré-candidatos
Confirmados até agora para disputar a cadeira do Palácio Presidente Vargas em 2010: Expedito Júnior, Acir Gurgacz, João Cahúla, Fátima Cleide e Confúcio Moura. Esses aí são pré-candidatos a pré-candidatos. Os nomes que podem mudar são o de Cahúla e Confúcio. O primeiro, caso Ivo Cassol use o bom senso e o segundo, se o PMDB desistir da candidatura própria. Adílson Siqueira, do PSOL, disse que não se candidata.
Caroço no angu
Muito estranha a atitude de Acir Gurgacz em defender Ivo Cassol na suposta compra de votos das eleições 2006. Gurgacz disse não acreditar na possibilidade do italiano ter comprado votos, “ele não precisa disso”, afirmou o empresário em evento na cidade de Cacoal. Curioso também foi o governo ter comprado o granito do novo Centro Político Administrativo da Gramazon, empresa da família Gurgacz.
Reclamão
Apesar de ter saído em defesa de Cassol, Acir não poupou ataques a Expedito Júnior, a quem acusou de ser o “cabeça” da suposta compra de votos. Acir está magoado. Há meses anda com um diploma embaixo do braço sem conseguir ser empossado.
Lá fora
O PMDB se mobiliza para apoiar a candidatura de Dilma Roussef à Presidência. O partido deve seguir rachado nas eleições do ano que vem já a outra ala apóia a candidatura de José Serra (PSDB).
Aqui
Por aqui o partido deverá abrir mão da candidatura própria e pender para o lado que tiver mais chances em vencer a disputa e consiga garantir a reeleição de Valdir Raupp ao senado.
Greve
O duro não é chegar na agência bancária e ela estar fechada. Ruim mesmo é ver os grevistas sentados, ouvindo música de gosto duvidoso no volume máximo em carros de som velhos. É de lascar. Depois ainda querem angariar a simpatia da população.
Greve II
Vou falar o que acho sobre as greves. Acho um movimento legítimo do trabalhador. Mas tem que haver bom senso. Na hora que o cidadão está procurando emprego, aceita qualquer salário. Quando consegue se empregar, reclama, acha que não está bom e faz greve. Se o emprego é ruim, pede para sair, vai tentar outra carreira, porque não vai melhorar nunca. E tem outra, cada vez mais as instituições bancárias estão utilizando os serviços on-line. Daqui a pouco, essa profissão vai ser extinta. As greves dos bancários estão ficando cada vez menos prejudiciais a população. Com a internet e caixas eletrônicos, acabou a dependência.
Menores
Uma menor de 16 anos foi detida durante uma fiscalização em uma boate de Porto Velho,. A dona da casa noturna foi presa por corrupção de menores e se condenada pode pegar até 4 anos de prisão. Na hora que os comissários chegaram a menor estava dançando nua em cima de uma mesa para 5 marmanjos. A menina ainda tentou enganar os comissários, alegando que seus documentos haviam sido roubados. Mas a denúncia havia sido feita por uma pessoa de Ji-Paraná, que conhecia a menor, inclusive as características físicas haviam sido informadas.
Situação problema
Essa certamente não foi a primeira, tampouco será a última vez que um menor foge de casa e cai na prostituição. Ocorre que se não houver um trabalho de acompanhamento, tanto da menina quanto de sua família, ela vai voltar para a prostituição. Nada vai impedi-la. O ingresso na “vida fácil” se dá principalmente pela influência de amigos.
Sem expectativas
Outro fator agravante é a falta de expectativa por parte dos menores. A grande maioria não consegue sequer concluir o ensino médio e os cursos profissionalizantes são caros para essas famílias de baixa renda. Portanto, enquanto não houverem políticas sociais sérias, esse círculo vicioso vai continuar.
Ponto cego do Bolsa Família
Um relatório do Ministério do Desenvolvimento Social mostra que o governo federal ignora a frequência escolar de um em cada quatro adolescentes que participam do Bolsa Família. O programa remunera famílias que têm filhos matriculados em escolas e com frequência superior a 75% das aulas.Segundo os dados do relatório, dos 1,9 milhão de adolescentes beneficiados pelo programa em julho do ano passado, não havia informações disponíveis de 447,8 mil. Três fatores, segundo o ministério, colaboram com a falta de informação: mudança de cidade, mudança de escola e o não envio de dados por parte das instituições. Do total de adolescentes beneficiados pelo Bolsa Família, 70% ainda cursam o ensino fundamental (aos 15 anos, já deveriam estar no ensino médio).
Três anos de impunidade
O acidente do voo Gol 1907 completa 3 anos amanhã (29) e ninguém foi punido. A tragédia deixou claras falhas no sistema aéreo brasileiro e matou 154 pessoas. As famílias aguardam justiça enquanto as autoridades responsáveis por manter as condições do espaço aéreo brasileiro seguras, nada fazem. Em outros países isso seria motivo de revolta popular. Ao menos 38 famílias de vítimas ainda não foram indenizadas. Uma aeronave Legacy, da empresa americana de táxi aéreo ExcelAire, bateu no avião da Gol, que fazia o vôo 1907, que partiu de Manaus (AM). O Legacy conseguiu pousar em uma base na serra do Cachimbo (PA). Partes do Boeing foram encontradas em uma mata em Peixoto de Azevedo (MT).
Na TV
E não esqueçam. O Painel Político também está na tevê. No Canal 38 - RBRTV, de segunda a sexta-feira ao meio dia e meio e aos domingos especial com uma hora de duração com trechos das entrevistas da semana a partir das 13 horas. Reprise dos programas às 7 da manhã.
Twitter
O Painel Político está no Twitter (www.twitter.com/painelpolitico). Lá, as novidades diárias da coluna e do programa. Também pode deixar recados. Nossa equipe acompanha as mensagens. É mais uma forma de interação.
Contatos
Contatos com a coluna e com o programa Painel Político podem ser feitos através do e-mail alan.alex@gmail.com ou pelo telefone 3229-8673. Agradecemos a todos os leitores e telespectadores a audiência tanto da coluna quanto do programa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!