A Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte, vem através desta Nota informar a este conceituado veículo de comunicação que a Empresa está cumprindo a Lei Ambiental, em relação às famílias que invadiram a área de Segurança da Barragem da Usina Hidrelétrica Samuel, localizada no Município de Candeias do Jamari (RO).
A denúncia, que partiu dos invasores da área sobre perseguição, não procede. Os mesmos estiveram em reunião por várias vezes com técnicos e advogados da Eletronorte em tentativas de resolver a situação de forma amigável. Inclusive, em uma das ocasiões, os envolvidos assinaram Termo de Compromisso no dia 27 de maio de 2009. Cientes de que ocupam a área, às margens do Lago da Usina Samuel (em cima do Dique do Lago) na altura do KM 50 da BR 364, de forma ilegal, pois, além de ser uma área de operação do Reservatório é considerada Área de Segurança Nacional, os mesmos assinaram o documento onde se comprometeram a deixar o local invadido até o mês de novembro do ano corrente.
É importante destacar que os invasores ocupam uma área extremamente crítica e perigosa, colocando em risco suas vidas e de seus familiares. Assim, caso os invasores não cumpram este Termo de Compromisso, cujo prazo se encerra em novembro próximo, deverá a Eletronorte, em cumprimento a Legislação, tomar as providências judiciais cabíveis.
Atenciosamente.
Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte