Medidas liberam internet para candidatos e coibem jornalistas

Medidas liberam internet para candidatos e coibem jornalistas

Medidas liberam internet para candidatos e coibem jornalistas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), defendeu a liberação da Internet nas eleições. “A Internet é uma tecnologia que veio para ficar e é impossível estabelecer qualquer controle. A concepção de rede significa que não tem um centro gerador que controle toda a rede. Cada um vai agregando, agregando, a rede vai se expandindo e não temos como controlá-la. Eu acho que nem se deve estabelecer normas nesse sentido porque, na realidade, são normas que não vão ter nenhuma condição de fiscalização”, declarou Sarney.
USO LIVRE DA WEB PELOS CANDIDATOS
A proposta dá liberdade total aos candidatos na web, podendo utilizar todas as ferramentas, como blogs, mensagens instantâneas e redes sociais. Os candidatos à Presidência da República também poderão comprar espaço em portais de conteúdo jornalístico. O texto-base, que foi aprovado na noite de quarta-feira (09/09), também permite a doação eleitoral por meio da internet e do telefone, além de recursos por cartões de crédito e débito, transferências on-line, boletos bancários e até pode desconto em conta telefônica, por doação direta ou indireta, por meio dos comitês partidários.
USO LIMITADO DA WEB PELOS JORNALISTAS
A discussão sobre o projeto de reforma eleitoral ainda seria retomada com a apreciação das restrições na cobertura jornalística na web durante o período das eleições. Na cobertura jornalística na Internet, a proposta prevê a proibição de opiniões ou "tratamento privilegiado" a qualquer candidato, seguindo as mesmas regras aplicadas a rádio e TV.
Os fatos refletem motivações econômicas por um lado e eleitoreiras por outro. Enquanto políticos defendem o uso livre da web em benefício próprio por se tratar de uma ferramenta poderosa de comunicação e propaganda (eleitoral inclusive) muito poderosa (permite a doação eleitoral por meio da internet e do telefone), por outro lado defendem restrições na cobertura jornalística.
IMPRENSA CERSEANDO A LIBERDADE DE IMPRENSA
A Globo e a Folha de São Paulo divulgaram comunicados internos com orientações que restringem o uso de blogs, Twitter, Facebook, Orkut e outras mídias sociais. A recomendação feita pela Folha, assinada pela editoria executiva, é que os profissionais não assumam opiniões partidárias, sobre qualquer candidato ou campanha, e também veda a publicação de conteúdo exclusivo, acessível apenas para assinantes do jornal.
"Os profissionais que mantêm blogs ou são participantes de redes sociais e/ou do twitter devem lembrar que representam a Folha nessas plataformas, portanto devem sempre seguir os princípios do projeto editorial, evitando assumir campanhas e posicionamentos partidários", recomenda Eleonora de Lucena, editora-executiva da Folha.
Conteúdos de colunas e reportagens exclusivas também não serão permitidos, já que são reservados para os leitores da Folha e assinantes do UOL. "Eventualmente blogs podem fazer rápida menção para texto publicado no jornal, com remissão para a versão eletrônica da Folha", afirma o texto.
A Globo não ficou atrás. Segundo a coluna Radar On-Line, os contratados da empresa estão proibidos de divulgar comentários sobre temas relacionados às atividades da Globo. Os funcionários só poderão ter perfis nas redes sociais com autorização da empresa. Com a medida, a emissora também pretende proteger seus “conteúdos da exploração indevida por terceiros, assim como preservar seus princípios e valores”, informa o comunicado. Posições diferentes utilizando razões distintas motivadas por interesses diferentes para o mesmo assunto. Qual a sua opinião?
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS