Às vésperas de encerrar o calendário de exposições agropecuárias de Rondônia, o secretário estadual de Agricultura, Carlos Magno, comemora o bom resultado das feiras.
Para ele as exposições do Estado superaram as expectativas e foram melhores do que as projeções feitas.
Magno destacou a importância dos concursos leiteiros promovidos pela Emater-RO, que mobilizaram técnicos e produtores de leite, e serviram para medir a evolução da cadeia do leite no Estado. Conforme o secretário de Agricultura, os torneios leiteiros são também uma forma de difundir tecnologias, possibilitar troca de experiência entre participantes, integrar os moradores e valorizar a pecuária local.
“Os concursos são a resposta de um trabalho significativo da genética de ponta que o governo do Estado implantou nos currais de Rondônia através dos programas Pro Leite e Inseminar”, enfatizou Carlos Magno.
O secretário de Agricultura também ressaltou que outro incentivo positivo do Governo do Estado é a disposição em ajudar os municípios com construções de galpões para a
realização dessas competições.
“Isso será ótimo tanto para a exposição de animais como para o município que terá mais espaço para realizar encontros e as palestras voltadas para a cadeia produtiva do leite”, disse Magno.
Ele reforçou ainda que essa iniciativa do governo parte da premissa de que o dinheiro público é pra ser usado para o bem da coletividade.
Outro ponto que o secretário de Agricultura destacou foram os negócios firmados durante as exposições.
“Isso sinaliza que o mercado agropecuário enfrenta um momento promissor e tem possibilidades reais de crescimento com alcance de volume de negócios na ordem de milhões de reais”, disse ele.
Além disso, os contatos mantidos entre investidores e clientes, propiciaram perspectivas futuras de negociações.
“Uma prova de que os empreendedores estão dispostos a conhecer as oportunidades de agronegócio que o Estado oferece”, comemorou Magno.